O presidente Lula durante visita a José “Pepe” Mujica no Uruguai, em 2024. Foto: Dante Fernandez/AFP

O velório do ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica, que morreu nesta terça (13), foi estendido para esperar o presidente Lula. A cerimônia estava programada para se encerrar às 15h desta quinta (15), mas o cronograma foi alterado e o encerramento ocorrerá duas horas depois, às 17h, segundo o jornal El Observador.

“Eu pretendo, chegando à Brasília, ir ao enterro do Pepe Mujica porque eu acho que o mínimo que a gente tem que fazer é se despedir das pessoas que serviram de referência para a gente com demonstração de muita dignidade e de muito respeito”, afirmou o presidente a jornalistas na China.

Lula diz que conhece muita gente, incluindo autoridades, mas que ninguém “se iguala à grandeza da alma de Pepe Mujica”. Os dois se conheciam há 20 anos e o petista recebeu uma visita dele quando esteve preso em Curitiba (PR).

O último encontro entre eles ocorreu em março deste ano, quando Lula foi à posse do presidente do Uruguai, Yamandú Orsí.

“Quando visitei ele agora no Uruguai, eu tive a certeza que era a última vez que eu ia ver ele com vida. Tinha certeza porque ele mesmo dizia que estava no fim. Da última vez que eu vi ele, sentado comigo, ele disse: ‘Lula, eu tô indo embora’. E com a maior serenidade, com a maior tranquilidade que ele me disse isso, era o jeito que ele governava o Uruguai”, contou o petista nesta quarta.

Caixão com o corpo do ex-presidente uruguaio José Mujica, em Montevidéu, nesta quarta (14). Foto: Pablo Porciúncula/ AFP

Lula está na China desde o último domingo (11) e seus compromissos se encerraram nesta quarta. O caixão com o corpo de Mujica foi levado a um cortejo que se iniciou na sede da Presidência do Uruguai e passou por locais que representam sua trajetória política.

Orsí tem acompanhado a viúva de Mujica, Lucía Topoansky, durante o cortejo e foi responsável por colocar a bandeira do país sobre o caixão. O corpo do ex-mandatário uruguaio chegou ao Palácio Legislativo por volta das 13h, quando apenas familiares e autoridades participaram da cerimônia.

O velório público começou às 15h desta quarta, terá uma interrupção durante a madrugada e será retomado na quinta, quando a cerimônia ficará aberta até às 17h.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/05/2025