
O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou neste domingo (11) que houve “progresso substancial” nas negociações com autoridades chinesas para reduzir as tensões da guerra comercial. O encontro ocorreu ao longo de dois dias em Genebra, na Suíça, e contou com a participação do representante comercial Jamieson Greer, do vice-premiê chinês He Lifeng e de dois vice-ministros chineses.
Com informações da Reuters, detalhes do acordo serão divulgados nesta segunda-feira (12), mas, segundo Bessent, o presidente Donald Trump já foi informado e considerou as conversas produtivas.
Greer descreveu o desfecho como um acordo que ajudará a diminuir o déficit comercial global de bens dos EUA, atualmente em US$ 1,2 trilhão (R$ 6,78 trilhões). Para ele, a rapidez do entendimento indica que as diferenças entre os dois lados não eram tão profundas quanto se supunha, embora tenha reconhecido que os representantes chineses foram “negociadores duros”. Ainda assim, Bessent evitou detalhar pontos específicos do acerto, como a redução de tarifas bilaterais.
As reuniões aconteceram em uma vila fechada, com vista para o Lago Genebra, no subúrbio de Cologny, em um ambiente fortemente vigiado. A escolha da Suíça como sede foi motivada por visitas diplomáticas recentes de autoridades suíças à China e aos EUA. Segundo o conselheiro econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, a China está “muito, muito ansiosa” para retomar e equilibrar as relações comerciais com os EUA, e outros acordos com países aliados podem ser anunciados em breve.
Trump, por sua vez, comemorou o avanço nas redes sociais, chamando o encontro de “muito bom” e dizendo que os dois países negociaram uma “reinicialização total de maneira amigável, mas construtiva”. Ele também voltou a defender que a China abra mais espaço para empresas americanas, afirmando que houve “grande progresso”, sem, no entanto, dar mais detalhes sobre os próximos passos.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line