Se Vinícius de Moraes tivesse ouvido a peça 4’33’’, de John Cage, teria escrito uma canção assim: “era uma peça muito engraçada, não tinha música, não tinha nada, ninguém podia sair do tom porque na peça não tinha som…”.

Acredite se quiser. A peça musical de John Cage é 4 minutos e 33 segundos de puro silêncio. E já foi “executada” pelas melhores orquestras do mundo. A justificativa é que a plateia preste atenção ao silêncio e ao som ambiente. Tubo bem. Mas, faria sentido se executada no campo, onde o vento sopra as folhas das árvores e os pássaros gorjeiam. Apresentar numa sala de concerto é o fim da picada. Eu não sairia de casa para ouvir gente tossindo e se coçando, mesmo sendo admirador da arte conceitual.

Ainda bem que John Cage não foi chef de cozinha. Imagine você levando sua família a um restaurante conceitual para passar 30 minutos pensando na fome e ouvindo a barriga roncar. Só tenho pena dos músicos que, por dever de ofício, têm que tolerar 4 minutos e 33 segundos dessa pataquada.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/05/2025