
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da presidência da República, Gleisi Hoffmann, elogiou o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, pela atuação na Operação Fake Monster, que impediu um ataque com explosivos durante o show de Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, ocorrido no sábado (3). “É fundamental integrar o trabalho das polícias e dos órgãos de segurança, como esta ação que impediu uma tragédia no show da Lady Gaga”, escreveu Gleisi em seu perfil no X.
É isso aí, ministro @jorgemessiasagu. É fundamental integrar o trabalho das polícias e dos órgãos de segurança, como esta ação que impediu uma tragédia no show da Lady Gaga. Estamos acompanhando de perto a tramitação da PEC da Segurança, que organiza essa integração. A proposta…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) May 5, 2025
A operação, conduzida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Justiça, desarticulou um grupo extremista que planejava ataques com coquetéis molotov e explosivos improvisados durante o evento, que reuniu mais de 2 milhões de pessoas. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em nove cidades de quatro estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.
Dois suspeitos foram presos: um homem no Rio Grande do Sul, por posse ilegal de armas, e um adolescente no Rio de Janeiro, por armazenamento de pornografia infantil. O grupo promovia discurso de ódio contra crianças, adolescentes e a comunidade LGBTQIA+, além de incentivar a radicalização de jovens pela internet.
Jorge Messias destacou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública e defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança, que visa criar o Sistema Único de Segurança Pública. “A PEC da Segurança proposta pelo presidente Lula tornará esse modelo de cooperação permanente”, afirmou o ministro em seu perfil no X.
O ataque ao show da Lady Gaga foi impedido graças à atuação coordenada de inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Publica @mjspgov e da Polícia Civil do RJ @PCERJ. A PEC da Segurança proposta pelo presidente @LulaOficial tornará esse modelo de cooperação permanente, com… https://t.co/TBE1FlkBob
— Jorge Messias (@jorgemessiasagu) May 4, 2025
A operação foi mantida em sigilo até após o show para evitar pânico entre os participantes. A equipe de Lady Gaga informou que só tomou conhecimento da ameaça por meio da imprensa, após a apresentação. “Antes e durante o espetáculo, não houve preocupações de segurança conhecidas”, disse um porta-voz da cantora.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line