
O Governo Lula (PT) firmará um convênio de R$ 1,4 milhão com a Casa Hope, instituição filantrópica que oferece apoio a crianças e adolescentes com câncer na capital paulista. A medida ocorre após o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ter suspendido a ajuda financeira que destinava à instituição anualmente.
Desde 2007, a Secretaria de Estado da Saúde enviava verbas para a Casa Hope, com um aporte médio de R$ 1 milhão por ano. No entanto, o governo de Tarcísio cortou essa ajuda, conforme informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
A Casa Hope, com 31 anos de história, oferece estadia, alimentação, assistência psicológica, cursos livres, monitoramento 24 horas e outros serviços para pacientes oncológicos e seus familiares. A maior parte dos atendidos vem de fora da capital paulista e é encaminhada por mais de dez hospitais públicos e privados que atendem pelo SUS.
Na última segunda-feira (28), os ministros Márcio França (Empreendedorismo) e Alexandre Padilha (Saúde) se reuniram com a diretoria da Casa Hope para anunciar o apoio do governo federal.

França explicou que se sensibilizou ao ler uma nota sobre o tema e, em seguida, conversou com Padilha para encontrar uma solução que beneficiasse a instituição. Ele também mencionou que buscarão o governo de São Paulo para que a decisão de corte seja revista.
“A ideia é que a instituição fique com as duas verbas [do Estado e do Governo Federal], para que possam ficar mais tranquilos”, afirmou o ministro.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line