Corpo do papa Francisco na Basílica de São Pedro Imagem: Reprodução

O corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23, após procissão iniciada por volta das 4h (horário de Brasília). Multidões aguardavam o início do velório, previsto para as 6h.

Até sexta-feira, 25, o público poderá prestar as últimas homenagens ao pontífice.

O cortejo passou pela Praça Santa Marta, Praça dos Protomártires Romanos, Arco dos Sinos e entrou pela porta central da basílica. Francisco optou por um trajeto mais simples, retirando o Palácio Apostólico da rota.

A procissão foi presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, que também conduz a Liturgia da Palavra na basílica.

Antes da saída da Casa Santa Marta, houve um momento de oração.

Atendendo a desejos pessoais do papa, o corpo foi colocado diretamente no caixão, sem plataforma elevada, e o próprio caixão é mais simples — feito de madeira revestida com zinco, em vez das tradicionais três urnas (cipreste, chumbo e carvalho).

O funeral será no sábado (26), às 10h (5h em Brasília), com missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista, decano do Colégio dos Cardeais. A celebração marcará o início dos “novemdiales”, os nove dias de luto e orações.

Antes mesmo das 8h da manhã (2h ET), uma longa fila de fiéis já aguardava para entrar na Praça de São Pedro e prestar suas homenagens ao Papa Francisco.

O Papa faleceu de um acidente vascular cerebral, conforme anunciado pelo Vaticano poucas horas após sua morte, em 21 de abril de 2025. Aos 88 anos, ele foi um reformador que inspirou devoção, mas também gerou resistência entre os tradicionalistas durante os 12 anos em que liderou a Igreja Católica.

Enquanto os salmos latinos ecoavam, os fiéis começaram a entrar na praça, e o sino soou logo antes do caixão de Francisco ser retirado. Aqueles que não conseguiram entrar na praça se posicionaram atrás das barreiras, esperando uma última visão antes de o caixão ser levado à Basílica de São Pedro, onde o Papa ficará em câmara ardente por três dias.

Com a presença de membros do clero e outros fiéis, a procissão seguiu até a basílica, onde o corpo de Francisco foi colocado diante do Altar da Confissão, voltado para a congregação. Aplaudidos pelos presentes, o caixão passou pela Praça de São Pedro e entrou na basílica para o descanso final do pontífice.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/04/2025