PED 2025: como funciona, quem participa, votação e mais dicas importantes

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras realiza em 2025 o seu Processo de Eleição Direta (PED) para promover a renovação das suas direções municipais, estaduais e a nacional, através do voto direto dos seus filiados e filiadas.

Confira a íntegra do Regulamento do PED 2025, aprovado pelo Diretório Nacional do PT.

Perguntas e respostas sobre o PED

Quem pode participar?

Todos/as filiados/as ao PT podem votar e serem votados/as no PED, desde que tenham registrados seus pedidos de filiação no sistema (Sisfil) até o dia 28 de fevereiro de 2025, e que não tenham sido impugnados de acordo com as normas estatutárias.

Para votar e ser votado no PED é preciso estar em dia, financeiramente, com o PT?

Filiados e filiados que não exercem cargos eletivos e/ou de confiança, ou dirigentes municipais, não terão suas contribuições financeiras verificadas para a participação no PED 2025.

Filiados que ocupam cargos eletivos e ou de confiança, ou que são dirigentes estaduais e/ou nacionais, deverão efetuar o pagamento das suas contribuições financeiras única e exclusivamente através do SACE – Sistema de Arrecadação de Contribuições Estatutárias. Para isso, basta entrar na Área PT do site (localizada na parte superior à direita) e lá acessar o ítem Minhas Contribuições para fazer o pagamento.

Leia aqui a íntegra da Resolução de Finanças do PED 2025

Onde, quando e como acontece a votação?

As eleições serão realizadas, através de votação secreta, no dia 6 de julho de 2025, das 9 às 17 horas, de acordo com o horário de cada região do país.

O que acontece antes do dia da votação?

Para estimular a discussão política interna, com a participação de filiados/as, o PT deve realizar debates nos municípios, estados e nacionalmente com a presença de candidatos/as e de representantes das chapas concorrentes. Fique atento ao calendário para não perder as atividades do PED em sua cidade.

Qual a duração dos mandatos dos/as eleitos/as no PED?

O mandato dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias, dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética eleitos será de 4 (quatro) anos.

Como é a composição das direções partidárias eleitas?

As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens).

E os jovens, negros e indígenas também têm representantes nas direções?

Sim. Na composição final dos diretórios e das executivas, 20% de seus membros deverão ter menos de 30 anos de idade (nascidos depois de 31/12/1995). E devem ter 20% (vinte por cento) das vagas a negros e indígenas, exceto nos estados de SP, PR, RS e SC que têm outra orientação estatutária.

Como se candidatar e/ou participar das chapas que concorrem ao PED?

Filiados/as interessados/as em formar ou participar de chapas ao PED 2025 devem procurar o diretório no qual está registrada a sua filiação para se informar e participar do processo.

Confira aqui as regras sobre a inscrição de chapas ao PED

Da Redação

 

Artigo Anterior

Novo papa pode ser brasileiro? Veja os favoritos no Vaticano

Próximo Artigo

PGR acusa “núcleo 2” de trama golpista de gerenciar ações para manter Bolsonaro no poder

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!