Denise Pessôa é eleita presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados

A deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) foi eleita presidenta da Comissão de Cultura (CCult) da Câmara dos Deputados com 9 votos, na tarde desta quarta-feira (19/3). A parlamentar assume no lugar do antigo presidente Aliel Machado (PV-PR). Denise é reconhecida pelos fazedores de cultura do Rio Grande do Sul, contribuindo para a implementação das políticas públicas culturais que marcaram a retomada do Ministério da Cultura (MinC) como a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc.

Em seu primeiro discurso após ser eleita, a deputada agradeceu o apoio dos colegas, da bancada do PT e ressaltou que vai atuar na consolidação de uma política cultural de Estado.

“Vamos priorizar o debate sobre o novo Plano Nacional de Cultura, que em breve será enviado pelo governo federal ao Congresso. A cultura é um direito fundamental e um motor de desenvolvimento social e econômico. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso pelo nosso RS e pelo Brasil para fortalecer as políticas culturais. A cultura é nossa identidade e também movimenta a nossa economia”, afirma Denise.

A parlamentar integrou a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados em 2023, tendo relação e atuação junto aos movimentos culturais. Também destinou emendas para a cultura desde o primeiro ano como deputada e contemplou o setor no Participa, Edital de Emendas Parlamentares de 2025 com dez projetos em todo o estado do Rio Grande do Sul. As propostas vão ser contempladas com R$ 200 mil cada.

Cultura plural

Parlamentares manifestaram apoio à nova presidenta, como a deputada Jack Rocha (PT-ES), que ressaltou a importância de uma mulher presidir a CCult representando as profissionais da área. “É muito bom ter a deputada Denise nesse espaço sinalizando uma construção tão plural e importante. A cultura é um tema de extrema importância, pois traz a representação da nossa identidade e fortalece a luta pela democracia brasileira”, comemorou a parlamentar.

Biografia

Denise Pessôa nasceu em 17 de junho de 1983. Aos 41 anos, ela é mãe e está em seu primeiro mandato como deputada federal. Primeira mulher e negra eleita para representar Caxias do Sul e a Serra Gaúcha na Câmara dos Deputados, ela tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a cultura, inclusão social, a participação popular e o fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres e negros.

Arquiteta e urbanista, Denise tem experiência na elaboração e implementação de políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida.  Antes de chegar à Câmara, foi vereadora de Caxias do Sul por 14 anos e autora de diversas leis que ajudaram no desenvolvimento e cuidado com a cidade.

Como vereadora de Caxias do Sul, Denise foi autora de projetos de valorização do patrimônio cultural e atuou na reconstrução e defesa do Carnaval em momentos decisivos em Caxias do Sul. Recentemente, destinou R$ 200 mil em emenda para recuperar o desfile de rua das agremiações caxienses, visto que o recurso foi destinado a oficinas de fantasias e adereços.

 

Leia mais: Rogério Correia é eleito novo presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara

 

PT na Câmara com informações da Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa

 

 

Artigo Anterior

Mulheres negras são maioria no mercado do cuidado, diz Ipea

Próximo Artigo

Por que Erdogan mandou prender o prefeito de Istambul

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!