Nos seis primeiros meses de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em articulação com a diplomacia brasileira, abriu 72 novos mercados, em 30 países, para produtos agrícolas nacionais.
De acordo com o Mapa, esse número supera recordes anteriores e é maior do que o registrado em 2019 e 2022, que tiveram 35 e 53 novas aberturas, respectivamente.
Junho foi o mês que mais contribuiu para tornar este o melhor semestre da história para o comércio exterior da agropecuária brasileira. Foram abertos no mês 26 mercados em 13 países, o que corresponde a 32% de todas as aberturas realizadas no ano.
Depois do recorde de aberturas de mercado no fechamento do primeiro semestre, iniciamos julho com mais um mercado aberto no México, totalizando 151.
— Carlos Fávaro (@Carloshbfavaro) July 1, 2024
Conforme os dados do Mapa, as aberturas de 2024 já contemplam todos os continentes: África (6) – África do Sul, Botsuana, Lesoto, Nigéria, Zâmbia e Egito; Ásia (13) – Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura e Turquia; Europa (3) – Belarus, Rússia e Grã-Bretanha; Oceania (1) – Austrália; e Américas (7) – Canadá, México, Estados Unidos, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Peru.
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Principais produtos comercializados
Entre os principais produtos que tiveram acordos nos requisitos sanitários e fitossanitários estão pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, suínos vivos e seus derivados, carne suína, pescados, gelatina e colágeno de várias origens, proteínas processadas de aves, produtos à base de camarões, embriões bovinos, sêmen bovino, alevinos de tilápia, peixes ornamentais, carne e produtos cárneos de ovinos, extrato de carne bovina, café verde, ovos e milho não transgênico.
A expansão de mercados internacionais também tem impulsionado as exportações brasileiras, com o agronegócio representando 49,6% do total nos primeiros cinco meses do ano, gerando US$ 67,17 bilhões em receita.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, destaca o trabalho empreendido pelo Ministério para atender aos pedidos do presidente Lula e do ministro Carlos Fávaro.
“Atendendo ao pedido do presidente Lula e do ministro Fávaro, temos trabalhado incansavelmente e dialogado com diversos países para oferecer ainda mais oportunidades aos produtores rurais, facilitando a exportação e aumentando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global”,
Desde o começo de 2023, período em que iniciou o terceiro mandato do presidente Lula e a gestão do ministro Carlos Fávaro no Mapa, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países. Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
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Evolução dos Mercados e Países Atendidos (2019-2024)
- 2019:35 mercados | 18 países
- 2020:74 mercados | 24 países
- 2021:77 mercados | 33 países
- 2022:53 mercados | 26 países
- 2023:78 mercados | 39 países
- 2024:72 mercados | 30 países (até o momento)
Da Redação, com Ministério da Agricultura