Descoberto o primeiro “santo do século 21” da Igreja Católica: quem é Carlo Acutis?

O papa Francisco confirmou a canonização de Carlo Acutis, um italiano que morreu em 2006, aos 15 anos. Com a decisão, ele se tornará o primeiro santo “digital native” da Igreja Católica. Acutis ganhou notoriedade ao evangelizar pela internet, espalhando as mensagens da igreja especialmente entre jogadores de video games.

O termo “digital native”, usado inclusive pela comunicação oficial do Vaticano para descrever Acutis, representa pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990 que cresceram muito envolvidas com a tecnologia.

A decisão da Igreja Católica acontece em decorrência do reconhecimento de dois milagres atribuídos a ele. Entre os casos está o de um menino brasileiro, morador de Campo Grande (MS), que teria sido curado de uma doença congênita após tocar uma roupa que continha vestígios de sangue de Acutis – que, na época, era um beato da igreja.

Nascido em Londres (Reino Unido) filho de pais italianos, Acutis passou toda a vida na Itália. Suas fotografias mais conhecidas mostram um jovem comum, sorridente e usando roupas simples, como calça jeans, camisetas coloridas e mochilas.

Embora os processos de canonização da Igreja Católica possam levar muitos anos – até mesmo décadas –, no caso dele o processo pode ser considerado acelerado, em um sinal de que a Igreja pode estar tentando se conectar com os mais jovens e o público das mídias digitais.

A formalização do processo de canonização pelo papa Francisco, anunciada na segunda-feira, era a penúltima etapa da conversão do beato em santo. Agora, falta apenas a proclamação, que acontecerá em 2025, em data a ser confirmada.

Artigo Anterior

MP solicita pena para Walter Delgatti, autor do vazamento de dados da Operação Lava Jato

Próximo Artigo

Descoberta de esquema de fraude na Americanas, revela investigação da Polícia Federal

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!