O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro encerrou o ano de 2024 com um crescimento de 3,4%, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Embora muitos analistas tenham feito uma comparação com o crescimento de 2021, esse dado em especial é complicado de ser visto como parâmetro por se tratar do período pós-pandemia.

“A taxa de crescimento de 3,4% é a maior taxa de crescimento desde os 4,8% de 2021, mas esse número de 2021 é um número que a gente tem que olhar com restrição, porque ele é o pós-pandemia”, explica Simone Deos, conselheira do Corecon-SP e professora da Unicamp.

Em entrevista ao Jornal GGN, Simone explica que, por se tratar de um número apurado após um período pandêmico, os dados de 2021 são considerados ‘outlier’, ou seja, não se pode dar muito crédito a ele.

“Uma comparação que é relevante é comparar os 3,4% com o número que aconteceu lá em 2011, que foram 4% de crescimento. Então, de lá para cá, tirando 2021 que é um dado complicado porque ele reflete o tombo da pandemia em 2020, o crescimento de 2024 é o crescimento mais expressivo que a gente tem em uma série de 13 anos”, diz a economista.

Dois pontos acima do Focus

Na visão da economista, os dados podem ou não ser vistos como uma surpresa. Pelo lado surpreendente, ela explica que o mercado financeiro tinha estimativas muito mais tímidas de crescimento para o ano.

“Um bom indicador disso é aquilo que o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central e que representa a pesquisa que o BC faz com agentes sobretudo do mercado financeiro, previa um crescimento muito menor”, diz Simone, lembrando que as projeções de mercado indicavam um PIB de 1,59%, ou seja, 1,6% no início de 2024.

Então, o crescimento econômico brasileiro em 2024 superou em quase dois pontos a projeção feita pelos economistas ouvidos pelo BC.

“Os 3,4% são uma surpresa, e eu diria que são uma surpresa muito positiva, porque junto com esse número do crescimento, vem também os dados do mercado de trabalho – e a gente tem aí as menores taxas de desemprego também desde uma década, desde o ano de 2014, o que é em si algo bastante positivo”.

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/03/2025