Segundo um comunicado divulgado pela Comissão Europeia, a Meta Platforms, proprietária das redes sociais Facebook e Instagram, não está cumprendo as regulamentações digitais europeias. O modelo de publicidade proposto pelo grupo, que permite aos usuários pagar uma soma para não serem expostos a anúncios, viola o Regulamento do Mercado Digital (DMA), disse a Comissão.

A escolha oferecida aos usuários de produtos do grupo, que podem utilizar o Facebook e o Instagram gratuitamente em troca de anúncios, ou pagar para usar esses serviços sem serem expostos a anúncios, obriga que os internautas consintam com o uso de seus dados pessoais e não lhes dá acesso a uma versão menos personalizada, mas, na verdade, equivalente à das redes sociais do Meta, detalhou a Comissão em conclusões preliminares enviadas ao grupo norte-americano de Mark Zuckerberg.

“Queremos dar aos cidadãos a oportunidade de controlar seus próprios dados e escolher publicidade menos personalizada”, explicou a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager, no comunicado.

Posicionamento da empresa Meta

A Meta disse que seu modelo está em conformidade com uma decisão da mais alta corte da Europa: “A assinatura sem anúncios segue a orientação dada pela mais alta corte da União Europeia e está de acordo com o DMA. Esperamos continuar um diálogo construtivo com a Comissão Europeia para encerrar essa investigação”, disse um porta-voz da Meta.

A empresa pode ser multada em até 10% de seu faturamento anual mundial se for considerada culpada de violar o DMA. A Comissão tem até março do próximo ano para concluir uma investigação.

A Meta lançou seu serviço de assinatura sem anúncios para o Facebook e o Instagram na Europa em novembro passado, explicando que os usuários que consentirem com a coleta de seus dados se beneficiarão de um serviço gratuito financiado pela receita de publicidade. Eles também podem pagar mensalidades para se livrar dos anúncios indesejados.

(Com informações da AFP)

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 01/07/2024