Jair Bolsonaro é considerado pela maioria da população brasileira (55,8%) como responsável pela tentativa de golpe de Estado, exposto na denúncia da Procuradoria-Geral da República, na última semana. O levantamento é do MDA/CNT.

Quase um terço dos entrevistados (26,9%) afirma que Jair Bolsonaro é “o principal responsável” e outro parcela similar (28,9%) que o ex-presidente “é um dos responsáveis” pela tentativa de golpe contra o presidente Lula, após a derrota eleitoral em 2022 [entenda sobre o caso aqui].

Para 27,6%, Bolsonaro ainda seria inocente, após todas as provas tornadas públicas pela investigação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). E 16,6% não souberam ou preferiram não opinar.

Outras duas pesquisas realizadas em janeiro e fevereiro mostraram que a população apoia a denúncia e a investigação contra o ex-mandatário.

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado na segunda quinzena do ano mostrou que 45,6% dos entrevistados consideravam que o ex-presidente participou da tentativa de golpe de estado, após a última eleição presidencial.

Ainda nesta semana, a Atlas/Intel mostrou que 51,7% afirma que Jair Bolsonaro é responsável pelos atos criminosos contra a democracia brasileira e, para 52,5%, o ex-mandatário deveria ser preso.

Leia mais:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 25/02/2025