A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) participou nesta terça-feira (11), em Brasília, de uma audiência com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e parlamentares da base do governo da Bahia, para tratar da tragédia na Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador, e da preservação do patrimônio cultural brasileiro.

“Essa tragédia reforça a urgência desse debate. O desabamento de parte do teto resultou na perda da jovem turista Giulia Panchoni Righetto e deixou outras cinco pessoas feridas. O Iphan, junto ao Ministério da Cultura, já iniciou medidas emergenciais, como escoramento e estabilização do imóvel, além da catalogação e restauração dos bens artísticos. E para fortalecer esse trabalho, propus buscarmos recursos junto ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil da Presidência da República, garantindo ações rápidas e eficazes”, destacou a parlamentar.

Além disso, a deputada solicitou a criação de um marco em homenagem a Giulia, que tinha paixão pelo patrimônio histórico. A deputada Alice Portugal é uma das parlamentares que se destaca na luta pelo fortalecimento da cultura brasileira e preservação do patrimônio cultural.

“O orçamento é curto, e vai pouco dinheiro de investimento para o setor cultural. A Lei Aldir Blanc trouxe a primeira política nacional de cultura, garantindo R$ 5 bilhões nos próximos três anos, mas ainda é preciso mais respostas e ações concretas”, observou.

Alice é autora da Lei 12.840/2013, que destina ao patrimônio da União obras de arte apreendidas em operações ilegais, oferecidas para os museus públicos, garantindo sua exibição à população brasileira.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/02/2025