As regiões Sul, Sudeste e Nordeste terão dias de forte calor nesta semana, segundo previsões do instituto Climatempo. Enquanto o Sul já vivencia uma onda de calor, que vai se prolongar, Sudeste e Nordeste também serão atingidas pelo fenômeno.
Segundo o Climatempo, a onda de calor da região Sul deve se estender, pelo menos, até quarta-feira 12. No mesmo dia começa a onda que vai atingir Nordeste e Sudeste, com previsão de duração até terça-feira 18.
No Rio Grande do Sul houve registro de temperaturas de quase 44 °C nos últimos dias. Os termômetros devem voltar a superar os 40 °C em diferentes partes do estado, assim como em regiões do Paraná e de Santa Catarina.
De acordo com o Climatempo, quando o fenômeno chegar a outras partes do país, as temperaturas devem atingir as maiores altas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, na Bahia, em Pernambuco e no Piauí.
O MetSul, outra empresa de meteorologia com atuação no país, destaca que as temperaturas altas favorecem a formação de temporais, com vendavais e granizo. A previsão, segundo a companhia, é de calor intenso em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo a partir da segunda metade da semana.