![](https://controle.diariodocentrodomundo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/download-1-1.jpeg)
Elon Musk publicou na última sexta-feira (7) uma enquete no X, sua rede social, perguntando se deveria reincorporar um funcionário do Comitê de Eficiência Governamental (DOGE) dos Estados Unidos. O ex-integrante do órgão havia renunciado no dia anterior, após a revelação de diversas publicações racistas feitas sob um pseudônimo.
“Reincorporar o funcionário do @DOGE que fez declarações inapropriadas sob um pseudônimo agora excluído?”, questionou Musk, oferecendo apenas duas opções: “sim” e “não”. Mais de 385 mil usuários participaram da votação, com 78% a favor da volta do funcionário.
Bring back @DOGE staffer who made inappropriate statements via a now deleted pseudonym?
— Elon Musk (@elonmusk) February 7, 2025
O caso envolve Marko Elez, que renunciou na quinta-feira depois que o Wall Street Journal divulgou links para uma conta no X contendo postagens racistas e declarações defendendo a eugenia.
“Só para que saibam, eu já era racista antes disso se tornar algo popular”, teria publicado a conta em julho, segundo o WSJ. Em setembro, Elez também escreveu: “Ninguém poderia me pagar para me casar com alguém que não fosse da minha etnia”, além de pedir para “normalizar o ódio contra os indianos”.
A conta foi excluída em dezembro, antes da posse do presidente republicano Donald Trump, mas o Wall Street Journal conseguiu acessar arquivos armazenados on-line.
Ao ser questionada pelo jornal, a Casa Branca confirmou na quinta-feira que Marko Elez havia renunciado. No entanto, Musk agora indica querer reincorporá-lo ao Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), órgão criado por Trump para reduzir os gastos públicos.
O DOGE não possui status federal, o que significa que não exige aprovação do Congresso. Além disso, nem Musk nem os membros do comitê são funcionários públicos ou servidores federais, o que gera incertezas sobre a quem a comissão deve prestar contas.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line