VÍDEO – Desabamento na “igreja de ouro” em Salvador deixa um morto e 6 feridos

 

Corpo de Bombeiros na Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “Igreja de Ouro”, em Salvador (BA). Foto: Reprodução

Parte do teto da Igreja São Francisco de Assis, a “Igreja de Ouro”, desabou na tarde desta quarta (5) no Centro Histórico de Salvador (BA) e deixou ao menos um morto e seis feridos. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas e estão no local para atender a ocorrência.

A área foi isolada por policiais militares e as equipes de bombeiros estão trabalhando no local para identificar possíveis pessoas presas. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) está prestando socorro aos sobreviventes.

A pessoa que morreu é uma mulher e ainda não há informações sobre sua identidade ou o estado de saúde das outras vítimas. O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas está coberto por destroços que cobriam o telhado.

O templo, fundado no início do século XVIII e com interior revestido em ouro, é uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo. O local vinha enfrentando problemas estruturais há anos e, segundo o g1, estava com pinturas e teto desgastados, além de pilastras sem reboco e piso desnivelado em alguns pontos.

Em 2023, um dos pátios da igreja foi parcialmente fechado por risco de queda do pináculo direito. A estrutura pesa cerca de uma tonelada e meia e chegou a ser removida, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O local guarda uma série de itens históricos, como obras-primas da arte sacra, pias de pedra doadas por Dom João V e outras peças esculpidas em jacarandá, um tipo de madeira nobre.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Artigo Anterior

Ao Jornal PT Brasil, líder do PT no Senado destaca prioridades para 2025

Próximo Artigo

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro sob risco de desabamento

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!