Boato – Caminhoneiros vão fazer a maior greve de todos os tempos após reunião em fevereiro de 2025.

Análise

Após o anúncio da marcação uma reunião de sindicatos de caminhoneiros autônomos para discutir reinvindicações da categoria no dia 8 de fevereiro de 2025 no Porto de Santos (SP), perfis em redes sociais começaram a viralizar mensagens apontando para algo estrondoso: uma nova greve da categoria.

Mensagens de cunho político de pessoas que não nutrem simpatia ao atual governo apontam que caminhoneiros entrarão em greve em fevereiro de 2025. De acordo com os textos compartilhados, a paralisação seria a maior já realizada no Brasil e teria como objetivo protestar contra o governo federal. Leia algumas das mensagens que circulam na internet:

Versão 1: se preparem A maior greve de todos os tempos. os caminhoneiros vão parar PARABENS CAMINHONEIRO O BRASIL ESTÁ COM VOCÊS caminhoneiros em greve

Versão 2: ATENÇÃO GREVE DOS CAMINHONEIROS JÁ ESTÁ QUASE CERTA, FAÇAM SUAS COMPRAS DE ALIMENTOS GREVE DOS CAMINHONEIROS ASSEMBLEIA DIA 08/02/25 FORA LULADRÃO PORTO DE SANTOS DIA 08/02/25 SERÁ O PALCO DO SHOW DOS CAMINHONEIROS

Checagem

Diante da repercussão do assunto, verificamos as informações junto a fontes oficiais e entidades representativas dos caminhoneiros. Confira abaixo as respostas a algumas questões:  1) Qual é o contexto da reunião dos caminhoneiros em 8 de fevereiro de 2025? 2) Caminhoneiros vão entrar em greve em fevereiro de 2025? 3) Há alguma chance de greve da classe após a reunião?

Qual é o contexto da reunião dos caminhoneiros em 8 de fevereiro de 2025?

É fato que há uma reunião dos caminhoneiros marcada para 8 de fevereiro de 2025, no Porto de Santos. Porém, ela não foi (pelo menos inicialmente) convocada para organizar uma greve da categoria.

De acordo com informações da Federação dos Caminhoneiros Autônomos do Estado de São Paulo (Fetrabens), o evento tem como objetivo discutir pautas importantes da categoria, incluindo fiscalização do piso mínimo do frete, aposentadoria especial aos 25 anos, lei do descanso e segurança nas rodovias.

Em conversa com o Sindicam Santos (que vai ser sede da reunião), obtivemos a informação que serão “debatidas diversas pautas e pendências que seguem desde 2018, mas não necessariamente sobre uma paralisação”.

Caminhoneiros vão entrar em greve em fevereiro de 2025?

Entre as fontes consultadas e informações públicas dos próprios sindicatos, não há qualquer confirmação de que os caminhoneiros entrarão em greve em fevereiro de 2025.

Além das que conversamos, a própria Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) esclareceu que não está envolvida na organização da reunião e, de acordo com informações obtidas, o evento não tem como foco uma paralisação. Leia resposta:

A reunião programada para acontecer em Santos (SP) não é uma iniciativa da CNTA, e a confederação não está envolvida na organização do evento. Trata-se de um encontro independente, que contará com a presença de representantes da categoria, incluindo alguns sindicatos coligados à CNTA. De acordo com o monitoramento realizado pela entidade, o objetivo da reunião não é deliberar sobre greve, mas sim discutir questões importantes para os caminhoneiros.

Há alguma chance de greve da classe após a reunião?

Embora a reunião tenha como principal propósito discutir as demandas da categoria (algo legítimo, aliás), não há qualquer indicação sobre uma greve.

Entretanto, caso as negociações com o governo não avancem (algo que não deve ocorrer porque o governo já se mostrou disposto a conversar), é possível que futuras mobilizações sejam cogitadas e até uma greve.

Conclusão

As mensagens que apontam para uma greve de caminhoneiros em fevereiro de 2025 são infundadas. A reunião da categoria no Porto de Santos tem como objetivo debater questões do setor e não há confirmação de que uma paralisação nacional esteja sendo planejada. Portanto, o conteúdo que circula nas redes sociais é, pelo menos por enquanto, um boato sem respaldo em fontes oficiais.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 04/02/2025