Justiça da Espanha vai julgar pedido de prisão contra bolsonarista Oswaldo Eustáquio

A Justiça da Espanha intimou o jornalista brasileiro Oswaldo Eustáquio para uma audiência que será realizada no próximo dia 6 de fevereiro. A intimação foi feita na última segunda-feira 27 e diz respeito ao caso em que o Judiciário do país europeu vai julgar um pedido feito pelo Brasil para que ele cumpra pena na Espanha.

No Brasil, o blogueiro bolsonarista é acusado de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito pelos atos golpistas do 8 de Janeiro. No Supremo Tribunal Federal (STF), também pesa contra ele denúncias por ameaça e corrupção de menores.

O bolsonarista é investigado pela Suprema Corte por sua atuação que visava reverter a ordem democrática do País. Ele faz parte da lista de blogueiros aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a exemplo de Allan dos Santos, que vive nos Estados Unidos e também é alvo da Justiça brasileira. No final de 2023, o ministro Alexandre de Moraes chegou a pedir a inclusão do nome de Eustáquio na lista da Interpol.

A audiência do próximo dia 6 também vai analisar um pedido de extradição feito pelo Brasil. Eustáquio mora na Espanha desde 2023, após uma passagem pelo Paraguai.

A defesa do jornalista se manifestou sobre a determinação da Justiça espanhola, dizendo que vai aproveitar a audiência para evocar a Constituição da Espanha, no trecho “que prevê que nenhum estrangeiro será devolvido ao seu país de origem por questões políticas”.

Artigo Anterior

China projeta rede de ferrovias de alta velocidade acima de 50 mil km e receita bilionária em 2025

Próximo Artigo

O poder mundial da extrema direita, por Marilza de Melo Foucher

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!