O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, afirmou que mudará o formato com o qual o presidente Lula (PT) se comunica nas redes sociais. O publicitário participou de uma plenária virtual organizada pelo PT sobre estratégias de comunicação e combate a fake news.

Segundo Sidônio, Lula está “com muita disposição de fazer diferente” e de divulgar as ações do governo. O ministro também defendeu que a militância tenha engajamento e compartilhe as mensagens institucionais.

Ele criticou os conteúdos “pasteurizados” e recomendou que cada militante mantenha suas características na interação com seus seguidores.

“Rede social gosta das coisas sujinhas, sujinhas no bom sentido, aquele negócio mais soltinho, mais simples“, afirmou. “O presidente tem alcance tremendo, mas você também têm alcance segmentado.”

Sidônio declarou que a esquerda tem condições de promover uma disputa política nas redes, espaços em que a emoção e a brincadeira também contam, além da informação. Disse, porém, que o campo progressista não pode repetir “a mentira e o ódio” disseminados pela direita.

“A gente pode trabalhar sem isso, mas eles têm uma coisa: eles falam sempre do mesmo assunto. Todos estão lá postando, deputados, absolutamente todos, e crescem com isso”, avaliou. “Colocam aquilo como tarefa. A gente não pode fazer isso? Claro que pode. E a gente pode fazer de uma forma interessante, que é com a verdade.”

A plenária foi convocada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, com a participação de deputados estaduais e federais, vereadores e senadores, além dos militantes.

Sidônio Palmeira assumiu a Secom em meio à polêmica nas redes sobre a fiscalização de transferências via Pix. O caso arrefeceu após a Receita Federal revogar a norma que motivou uma avalanche de boatos e confundiu uma parcela da população.

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Last Update: 23/01/2025