Usuários do Instagram e do Facebook, redes sociais controladas pela Meta, têm reclamado que estão seguindo automaticamente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice, J. D. Vance, desde a posse, na última segunda (20). Os perfis citados são @potus e @vp, respectivamente.
A cantora Demi Lovato afirmou, no Instagram, que deu “unfollow” nos perfil @vp e pouco tempo depois apareceu novamente como seguidora. “Deixei de seguir esse cara duas vezes hoje. Que negócio sombrio, Meta”, escreveu a artista.
A Meta afirmou que as contas são gerenciadas pela Casa Branca e que o conteúdo das páginas é alterado quando ocorre a transição entre presidentes. A empresa alega que quem seguia os perfis @potus e @vp quando pertenciam a Joe Biden e Kamala Harris manteve os “follows”.
“As pessoas não foram obrigadas a seguir automaticamente nenhuma das contas oficiais do Facebook ou Instagram do Presidente, Vice-Presidente ou Primeira-dama. Essas contas são gerenciadas pela Casa Branca, então, com uma nova administração, o conteúdo dessas Páginas muda”, afirmou Andy Stone, porta-voz da Meta.
A empresa ainda diz que o processo para deixar de seguir as páginas “pode demorar um tempo” durante a transição. As mudanças nos perfis ocorreram ainda na segunda, em meio à posse do republicano, e o número de seguidores do @potus cresceu na ocasião.
Alguns usuários ainda dizem que passaram a seguir automaticamente as páginas @potus46archive e @vp46archive, que registram todas as postagens de Biden e Kamala no período em que estiveram na Casa Branca.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line