Segundo a imprensa imperialista dezenas de milhares de manifestantes, liderados por estudantes universitários, realizaram um ato na sexta-feira (17) em frente à sede da televisão estatal da Sérvia, em Belgrado. O protesto ocorreu um dia após um estudante ser ferido quando um motorista avançou com seu carro contra uma multidão de manifestantes.

O presidente Aleksandar Vucic denunciou no próprio canal televisão que estudantes estão sendo financiados por serviços secretos estrangeiros com a intenção de derrubá-lo com um golpe. É a tradicional revolução colorida, um tipo de golpe de Estado que utiliza uma mobilização criada pelas ONGs que costuma usar os jovens universitários como uma de suas bases.

Essa manifestação faz parte de uma campanha golpista geral no país. A oposição ocupou a prefeitura de Belgrado em apoio ao golpe. A polícia de choque os expulsou e Vucic afirmou que eles “nunca chegarão ao poder pela força”. Um golpe muito semelhante a esse aconteceu em Bangladexe em 2024.

Vucic, no entanto, erra em sua política de luta contra o golpe pois não convoca a mobilização. Só a mobilização popular é capaz de derrotar as tentativas de golpe imperialistas. Caso ele continue usando uma política conservadora para combater o imperialismo, terá o mesmo destino de Bashar al-Assad, o presidente da Síria derrubado por um golpe dos EUA em dezembro de 2024.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/01/2025