Em entrevista à CNN, o embaixador de Israel em Portugal, Oren Rosenblat, causou indignação ao afirmar que “não há fome na Faixa de Gaza”.
Ignorando as condições extremas enfrentadas pelos palestinos, Rosenblat argumentou que há “linhas de água fornecidas por Israel” e minimizou a gravidade da situação, afirmando: “Não há fome em Gaza. Há até gordos lá”. As declarações contrastam com os relatos de agências humanitárias sobre a crise de alimentos e água na região.
Questionado sobre mortes de bebês devido ao frio na região, o embaixador descartou os relatos como “piada” e criticou a cobertura da imprensa portuguesa. Ele afirmou que as temperaturas no local “são como as do Algarve e Marrocos”, ignorando a falta de condições adequadas de moradia e abrigo. Especialistas e ONGs têm alertado para o impacto do bloqueio imposto por Israel, que compromete a sobrevivência da população.
Rosenblat também questionou o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, criticando a proposta de retirada do exército israelense do Corredor de Filadélfia. Ele classificou a região como essencial para impedir o fluxo de armas para Gaza. “Israel não vai abandonar aquele corredor”, declarou, contrariando o que foi estabelecido no acordo aprovado.
O embaixador afirmou que o Corredor de Filadélfia, que ele chamou de “fronteira com o Egito”, é um ponto estratégico para a entrada de armamentos destinados ao Hamas. No entanto, a própria ONU já ressaltou que o bloqueio militar israelense tem efeitos devastadores sobre a população civil de Gaza, impedindo a entrada de ajuda humanitária e produtos essenciais.
Sobre a libertação de reféns israelenses pelo Hamas, Rosenblat classificou o acordo como “agridoce” e reafirmou a intenção de Israel de “lutar até eliminar as capacidades civis e militares do Hamas”. Apesar disso, os ataques aéreos e bloqueios em Gaza têm resultado em uma catástrofe humanitária, que afeta principalmente civis, incluindo crianças.
🇵🇹🇵🇸🇮🇱 Oren Rosenblat, novo embaixador de Israel em Portugal diz que não há fome ou sede em Gaza: “As pessoas são gordas em Gaza”. Bebé mortos pelo frio? “Isso é piada!” pic.twitter.com/SX6wrIfeg0
— geopol•pt (@GeopolPt) January 18, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line