Montagem de fotos de Breno Altman e Nicolás Maduro
O jornalista Breno Altman e o presidente venezuelano Nicolás Maduro – Reprodução

O jornalista Breno Altman expressou, nesta quinta-feira (9), seu apoio à continuidade do governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que tomará posse para um novo mandato nesta sexta-feira (10). Durante análise, ele comentou a prisão da opositora Maria Corina Machado e o cenário político no país.

“Fracassa a mobilização golpista convocada para este dia 9, na Venezuela, por Maria Corina Machado e seus pares. Por ora, tranquilidade em Caracas, com o chavismo marchando pelas ruas e preparando a posse de Nicolás Maduro. Muitas delegações estrangeiras presentes. Momento histórico”, afirmou, em sua conta na rede social X.

Em outro post, Breno Altman publicou: “Correm informações de que Maria Corina Machado teria sido presa ao sair de manifestação golpista. Se isso de fato aconteceu, representa vitória do povo venezuelano, a ser apoiada: essa senhora é uma das principais serpentes fascistas desde 2002 e deve responder por seus crimes”.

Maria Corina Machado. Direitos de autor Matias Delacroix/AP

O presidente Nicolás Maduro foi reeleito em 2024 com 51,21% dos votos, de acordo com o Conselho Eleitoral da Venezuela. Ele derrotou Edmundo Gonzalez, que obteve 44,2% dos votos, e, atualmente, busca apoio internacional em países como os Estados Unidos.

O atual líder assumirá um novo mandato que se estende de 2025 a 2031, dando continuidade ao período iniciado em 2013, quando sucedeu Hugo Chávez (1954-2013). Chávez governou a Venezuela de 1999 até sua morte, em decorrência de um câncer, em 2013.

A Venezuela, reconhecida como o país com as maiores reservas de petróleo do mundo (300,9 bilhões de barris, segundo dados da CIA de 2019), enfrenta desafios políticos e econômicos há décadas. Em 2002, o país foi alvo de uma tentativa de golpe de estado.

A riqueza petrolífera da Venezuela coloca o país à frente de nações como Arábia Saudita (266,5 bilhões de barris) e Canadá (169,7 bilhões de barris). O Brasil ocupa a 15ª posição no ranking global, com reservas estimadas em 12,7 bilhões de barris.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/01/2025