*O renomado advogado criminalista e ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias (foto/reprodução internet), manifestou-se sobre o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado, afirmando que “nós ainda corremos risco, precisamos ficar atentos”. Dias, que participou da Comissão Nacional da Verdade, havia planejado se aposentar em 2018, mas adiou os planos com a eleição de Bolsonaro. O advogado recentemente ganhou um livro em sua homenagem, intitulado “Democracia e Liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos”, escrito por Ricardo Carvalho.
*Seis estados brasileiros – Bahia, Pará, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo – juntos gastaram cerca de R$ 7,7 bilhões do orçamento para implementar a Lei de Drogas em 2023. Segundo a coordenadora do estudo, Julita Lembruger, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), o combate às drogas compromete parcela substancial de orçamento das entidades responsáveis por aplicar a legislação.
*Os eventos esportivos lideraram as buscas dos brasileiros no Google em 2024. A Eurocopa ocupou o primeiro lugar, seguida pela Copa América. A morte do apresentador Silvio Santos, que causou comoção entre os brasileiros, ocupou o terceiro lugar no ranking geral. As Olímpiadas de Paris também foram um dos assuntos mais procurados, ficando em quarto lugar, seguidas pela Copa Brasil. A campeã olímpica Rebeca Andrade foi a personalidade e esportista mais popular no Google em 2024.