Declaração de Repúdio à Proposta de Permissão à Aplicação de Agroquímicos por Meio Aéreo no Estado do Ceará

Card: Divulgação

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) manifesta repúdio à proposta do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que visa liberar a pulverização aérea por drones em atividades agrícolas no Estado do Ceará.

Essa medida representa um grave retrocesso nas políticas de proteção ao meio ambiente e à saúde pública. A pulverização aérea aumenta os riscos de contaminação do solo, das águas e da biodiversidade, e compromete a saúde das pessoas, expunha trabalhadores/as e comunidades ao uso indiscriminado de agrotóxicos. Essa prática também causa conflitos nos territórios, incluindo o assassinato de trabalhadores.

Nossa compreensão é que essa prática deve ser combatida e não regulamentada, pois suas consequências são prejudiciais não apenas à agricultura familiar, mas à população de um modo geral.

Imagem: Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida

A defesa da agricultura familiar camponesa requer investimento em práticas agroecológicas que respeitem a vida, o meio ambiente e a natureza. Essa postura é contraditória para alguém que sempre acompanhou as lutas populares no combate ao uso de agrotóxicos.

Exigimos que o governo do Ceará reconsidere essa proposta e priorize políticas que garantam a soberania alimentar, por meio da produção de alimentos saudáveis nos territórios camponeses.

A luta continua, agrotóxicos, não!  

Em defesa da vida, seguimos firmes!

Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST)

Artigo Anterior

Ministério Público Federal solicita punição do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo por práticas ilegais em procedimentos de interrupção voluntária de gravidez no Sistema Único de Saúde

Próximo Artigo

Quase 80% da população brasileira apoia a medida que elimina imposto sobre rendimentos até R$ 5 mil

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!