Boato – Motivo para Lula ter passado por cirurgia e internado na UTI do Sírio-Libanês foi um derrame cerebral.

Análise

Uma notícia bombástica começou a chamar atenção neste dia 10 de dezembro de 2024: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve que passar por uma cirurgia de emergência e foi internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Com informações inicialmente desencontradas, começaram a circular (principalmente em canais que não nutrem simpatia pelo atual presidente) a informação de que ele havia sido internado por conta de um derrame cerebral. Leia algumas das histórias que foram publicadas na internet:

Versão 1: LULA SOFRE DERRAME CEREBRAL, FAZ CIRURGIA de EMERGÊNCIA em SÃO PAULO e está se RECUPERANDO na UTI Versão 2: Lula sofre derrame cerebral e está internado na UTI do hospital Sírio -Libanes em São Paulo, após ter passardo por cirurgia, para onde foi levado às pressas na madrugada de hoje .

Checagem

A tese não só foi reverberada como também gerou alguns comentários não lá muito agradáveis. Por isso, estamos aqui para checar o conteúdo. Isso será feito respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Lula foi internado na UTI por causa de um derrame cerebral? 2) Qual foi o motivo da internação de Lula em São Paulo? 3) Qual o estado de saúde do presidente?

É verdade que Lula foi internado na UTI por causa de um derrame cerebral?

Vamos deixar bem claro que estamos nos pautando apenas em informações oficiais para fazer este desmentido. E nas informações oficiais nada consta que Lula tenha sofrido um derrame cerebral ou um AVC. Na realidade, o motivo do procedimento e da internação dele foi outro.

Qual foi o motivo da internação de Lula em São Paulo?

Lula se sentiu mal durante o dia 9 de dezembro de 2024 e foi encaminhado ao hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Foi diagnosticado uma hemorragia intracraniana (na cabeça, mas não no cérebro). Leia nota oficial:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve ontem à noite no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realizar exame de imagem após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro. Foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês, unidade São Paulo, onde foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.

Qual o estado de saúde do presidente?

A cirurgia, conforme aponta a nota, foi bem sucedida. Lula foi encaminhado à UTI do hospital, mas está consciente. Ele vai ficar em observação, no mínimo, por cinco dias. Trata-se de um quadro que requer cuidados, mas não é grave ou com risco iminente de morte.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha sofrido um derrame cerebral. O motivo da internação dele foi outro e não tem relação com o que está sendo compartilhado por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

Categorized in:

Anti Fake News,

Last Update: 10/12/2024