Foto: Maurício Viana – Ascom/Sudesb

Com uma delegação composta por 31 atletas, a Bahia vai com força total na busca do quarto título – o terceiro consecutivo – da Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada neste final de semana. A 46ª edição do certame nacional anual vai acontecer em Teresina, no Piauí, entre sexta-feira, 30, e o domingo, 1º.

Dentre os representantes da Seleção Baiana de Ciclismo, 26 atletas, nove acompanhantes e dois membros de delegação viajam às 9h desta quarta-feira, 28, com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que sairá da Piscina Olímpica da Bahia, na Av. Bonocô. Os ciclistas vão se concentrar no local a partir das 8h.

O presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schmidt, destaca que a Sudesb apoia a participação da equipe da Bahia há cerca de 15 anos com o transporte para esse torneio, o que ajudou a desenvolver o ciclismo de estrada no estado e a conquistar melhores resultados. “Voltaremos ao Piauí, onde conquistamos nosso primeiro título da competição em 2015, também com o apoio da Sudesb, uma grande parceira”, comenta.

Competição

O torneio de seleções vai contar com representantes dos 16 estados de ambas as regiões brasileiras, com mais de 560 atletas. As disputas de Contra Relógio Individual (CRI) será na sexta-feira, 30, enquanto o sábado, 31, será o dia da disciplina de resistência e o domingo, 1º, vai contar com as disputas na disciplina de circuito mais a cerimônia de premiação das seleções.

O chefe da delegação será o ex-presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Orlando Schimdt. Ele comenta as expectativas para uma das principais competições do calendário nacional da variação de ciclismo de estrada no ano após as conquistas no ano passado em Rondônia e em 2022 em Pernambuco.

“Vamos estar buscando o tricampeonato seguido. Somos uma equipe forte com campeões brasileiros nas categorias de base – junior e juvenil-, além de medalhistas no ano passado em Rondônia. O apoio da Sudesb é importantíssimo porque conseguimos viajar tranquilos e com um suporte bacana aos nossos atletas. Nós agradecemos muito”, pontua Orlando.

Principais Nomes

Na busca de mais um troféu, os atuais campeões brasileiros de ciclismo de estrada são os principais nomes, ambos da cidade de Barreiras. Samuel Henriques foi campeão juvenil na variação resistência e vice-campeão no CRI, enquanto Luís Fernando Bonfim faturou o título de CRI juvenil mais a segunda colocação em resistência.

Alguns nomes da capital que estarão no primeiro embarque na Piscina Olímpica também prometem fazer a diferença para o grupo porque ganharam medalha na última edição: Cristiane Duque Almeida, na elite feminino; Antônio Cesar Santos, na master D1; Felipe Kauê Ribeiro, na junior; e Guilbert Holliver, na juvenil.

Serão mais de 15 cidades representadas (Anguera, Barra da Estiva, Barreiras, Caetité, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Poções, Porto Seguro, Salvador, Tanque Novo e Vitória da Conquista), além de dois atletas de Alagoas que competem pelo estado da Bahia. Para isso, o ônibus precisará fazer mais duas paradas além da partida em Salvador: no município de Feira de Santana, onde 19 atletas embarcam; e em Juazeiro para mais um atleta integrar a equipe.

Em Feira de Santana, alguns ciclistas que competiram no Campeonato Brasileiro de Ciclismo MTB – XCO no início do mês e também integram a seleção na modalidade de estrada aumentam as chances de medalha, como Thales Machado, de Castro Alves, campeão brasileiro na categoria sub-30; Anna Vitória Vieira, de Anguera, que foi vice-campeã na junior feminina; Lorenzo Souza, de Conceição do Jacuípe, terceiro lugar na infanto juvenil; e Lara Laviny, de Barra da Estiva, com o quarto lugar na juvenil feminino.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/08/2024