Garantia ao direito constitucional de mobilidade: Tarifa Zero deve assegurar acesso ao transporte público, destaca Jilmar Tatto

Parlamentares e representantes da sociedade civil participaram na terça-feira (13/8) do ato de transmissão da Coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, na Câmara dos Deputados. A partir de hoje, o colegiado passa a ser comandado pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP) em substituição ao deputado Washington Quaquá (PT-RJ). Ex-secretário de transporte de São Paulo por duas vezes, entre 2002 e 2007, o novo coordenador da Frente Parlamentar disse que a ideia da tarifa zero precisa se espalhar para garantir o direito social ao transporte público garantido pela Constituição.

“A tarifa zero é uma realidade que está acontecendo no mundo. No Brasil, já são mais de 116 cidades com a tarifa zero implantada. Na hora em que alguma capital implantar a tarifa zero, ninguém mais segura essa onda. Uma das tarefas dessa Frente Parlamentar é estudar alternativas para implementar a tarifa zero nas cidades e acompanhar legislações sobre o tema. Vamos trabalhar para que todos os candidatos nas eleições deste ano adotem a tarifa zero, porque o direito ao transporte público é garantido pela Constituição”, declarou o petista.

Gratuidade total

O novo coordenador da Frente Parlamentar apresentou o site tarifazero.org, plataforma que reúne informações sobre as 116 cidades brasileiras que já adotam a gratuidade integral, além de conteúdos (vídeos, entrevistas e publicações) sobre o assunto.

Durante o ato, o vice-diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB) e coordenador do Observatório das Metrópoles em Brasília, Thiago Trindade, falou sobre os benefícios que a adoção da tarifa zero oferece à sociedade.

“Temos mais de cinco milhões de pessoas que já vivem em cidades que adotam a tarifa zero. Nesses locais, a população de baixa renda, principalmente, consegue economizar recursos que são gastos na economia local. Isso já reverte os investimentos com a adoção da tarifa zero. Outra vantagem é a redução do trânsito, por conta da retirada de carros de circulação com aumento dos usuários do transporte público. Por isso, a tarifa zero é viável e desejável para toda a população brasileira”, destacou.

Também discursaram durante o lançamento da Frente Parlamentar os deputados petistas Welter (PR), Merlong Solano (PI) e Nilto Tatto (SP).

 

Héber Carvalho

Artigo Anterior

Legislativo aprovou projeto de regulamentação da reforma tributária em sua segunda versão

Próximo Artigo

Corpos de 45 vítimas da catástrofe aérea da Voepass são reconhecidos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!