Parlamentares e representantes da sociedade civil participaram na terça-feira (13/8) do ato de transmissão da Coordenação da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero, na Câmara dos Deputados. A partir de hoje, o colegiado passa a ser comandado pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP) em substituição ao deputado Washington Quaquá (PT-RJ). Ex-secretário de transporte de São Paulo por duas vezes, entre 2002 e 2007, o novo coordenador da Frente Parlamentar disse que a ideia da tarifa zero precisa se espalhar para garantir o direito social ao transporte público garantido pela Constituição.

“A tarifa zero é uma realidade que está acontecendo no mundo. No Brasil, já são mais de 116 cidades com a tarifa zero implantada. Na hora em que alguma capital implantar a tarifa zero, ninguém mais segura essa onda. Uma das tarefas dessa Frente Parlamentar é estudar alternativas para implementar a tarifa zero nas cidades e acompanhar legislações sobre o tema. Vamos trabalhar para que todos os candidatos nas eleições deste ano adotem a tarifa zero, porque o direito ao transporte público é garantido pela Constituição”, declarou o petista.

Gratuidade total

O novo coordenador da Frente Parlamentar apresentou o site tarifazero.org, plataforma que reúne informações sobre as 116 cidades brasileiras que já adotam a gratuidade integral, além de conteúdos (vídeos, entrevistas e publicações) sobre o assunto.

Durante o ato, o vice-diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL-UnB) e coordenador do Observatório das Metrópoles em Brasília, Thiago Trindade, falou sobre os benefícios que a adoção da tarifa zero oferece à sociedade.

“Temos mais de cinco milhões de pessoas que já vivem em cidades que adotam a tarifa zero. Nesses locais, a população de baixa renda, principalmente, consegue economizar recursos que são gastos na economia local. Isso já reverte os investimentos com a adoção da tarifa zero. Outra vantagem é a redução do trânsito, por conta da retirada de carros de circulação com aumento dos usuários do transporte público. Por isso, a tarifa zero é viável e desejável para toda a população brasileira”, destacou.

Também discursaram durante o lançamento da Frente Parlamentar os deputados petistas Welter (PR), Merlong Solano (PI) e Nilto Tatto (SP).

 

Héber Carvalho

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 13/08/2024