A Comissão de Aprovação de Operações de Crédito da Cade autoriza aquisição parcelada da Sabesp pela Equatorial

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta terça-feira, 6, a aquisição de uma participação de 17% da Sabesp pela Equatorial Energia, encerrando o processo de privatização da empresa de saneamento do estado de São Paulo.

A aprovação foi confirmada pelo governo estadual, embora o Cade não tenha emitido um comunicado oficial até o momento da publicação desta notícia.

De acordo com o governo de São Paulo, liderado por Tarcísio de Freitas, a aprovação pelo Cade era uma condição necessária para que a Equatorial pudesse exercer seus direitos como acionista de referência da Sabesp.

O processo de privatização foi oficialmente concluído em uma cerimônia no dia 23 de julho, com um evento na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), onde foi assinado o novo contrato de concessão pela Urae-1.

Com a privatização, entraram em vigor também novas tarifas, com reduções de 12% para tarifas social e vulnerável, 2% para residencial e 1% para outras categorias.

Com a aprovação do Cade, a nova gestão da Sabesp assume o controle da empresa após a eleição do novo conselho de administração, que deve ocorrer ainda este ano.

O novo conselho será composto por nove membros, incluindo três indicados pelo governo de São Paulo, três pelo acionista de referência e três conselheiros independentes. O presidente do conselho será indicado pelo investidor de referência.

Além disso, a nova diretoria executiva exigirá que os diretores de Engenharia e Inovação e de Operação e Manutenção tenham pelo menos dez anos de experiência no setor de utilidades.

Com informações da Folha

Artigo Anterior

Marcos Oliveira: Países do Bloco BRICS fortalecem aliança, impulsionando crescimento econômico coletivo

Próximo Artigo

Reformas fiscais previstas irão diminuir carga tributária para profissionais da área médica

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!