A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, e o ex-presidente Donald Trump. Foto: Reprodução

A vice-presidente dos Estados Unidos e possível substituta de Joe Biden na disputa pela Presidência do país, Kamala Harris, apareceu pela primeira vez como líder da pesquisa de intenção de votos New York Times/Siena College. Na disputa com vários candidatos, a democrata tem 44%, enquanto o ex-presidente Donald Trump tem 43% e Robert Kennedy Jr. (sem partido), 5%.

Apesar da vantagem numérica de 1%, o levantamento aponta um empate técnico entre ela e o ex-mandatário, já que a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita entre os dias 22 e 24 de julho com 1.142 entrevistas.

Entre eleitores registrados, também há um empate técnico, mas com uma vantagem numérica do republicano, que tem 48%. Kamala, entre esses entrevistados, tem 47%. Essa é a menor distância entre os candidatos dos partidos na pesquisa.

Joe Biden e Kamala Harris. Foto: Elizabeth Frantz/Reuters

Na rodada anterior do levantamento, divulgada em 2 de julho, antes da desistência de Biden, o republicano tinha uma vantagem de seis pontos percentuais sobre o democrata (49% contra 43%). A pesquisa foi feita poucos dias depois do debate do presidente.

O cenário da pesquisa do New York Times mostra uma disputa acirrada entre os candidatos e repete cenário já apontado por outras pesquisas, como a Morning Consult e a Reuter/Ipsos, que também mostram um empate técnico.

O presidente americano desistiu da reeleição no último domingo (21) e manifestou apoio a Kamala, que ainda não foi oficializada por sua legenda. Trump já é oficialmente candidato do Partido Republicano e tenta barrar a candidatura da adversária na Justiça.

Chegamos ao Blue Sky, clique aqui.

Siga nossa nova conta no X, clique aqui.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique aqui.

Entre em nosso canal no Telegram, clique aqui.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 25/07/2024