Entre os dias 11 e 13 de setembro, a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, visitou Belo Horizonte (MG), onde participou de diversas atividades institucionais e partidárias. Luciana também é presidenta nacional do PCdoB. Confira como foi sua programação na capital mineira:
UFMG
Na quinta-feira (11), a ministra participou de almoço com a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora Maria Helena. Luciana estava acompanhada da ex-deputada federal Jô Moraes, secretária de Formação do PCdoB-MG e. O encontro foi marcado por discussões importantes sobre a formação acadêmica e parcerias institucionais.
CNVacinas
Na sexta-feira (12), novamente com a reitora da UFMG e Jô Moraes, a ministra fez uma visita às obras da futura sede do CNVacinas (Centro Nacional de Vacinas), no Parque Tecnológico de Belo Horizonte. A obra recebeu investimento de R$ 50 milhões do MCTI. “O CNVacinas tem uma importância estratégica para o País porque aqui tratamos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas, novos fármacos e insumos”, afirmou Luciana. “A UFMG e o CNVacinas já estão numa fase mais avançada da vacina contra a Covid-19 – e há pesquisas sendo realizadas para dengue, leishmaniose e malária. São desafios brasileiros para responder às demandas das doenças locais.”
Jantar Anual do PCdoB Minas Gerais
Na sexta-feira (12), o PCdoB-MG promoveu seu Jantar Anual. O presidente estadual do Partido, Wadson Ribeiro, destacou a importância da atividade, que contou com a presença de 140 pessoas. Segundo ele, o jantar faz parte dos esforços de revigoramento partidário, possibilitando um diálogo cada vez mais amplo com diversos setores da sociedade mineira.
Além de Luciana Santos, a agenda contou com a participação do deputado federal e do pré-candidato a prefeito de Belo Horizonte, Rogério Correia (PT-MG), dos deputados estaduais Celinho Sinttrocel (PCdoB-MG), Ulisses Gomes (PT-MG), Bella Gonçalves (Psol-MG), Macaé Evaristo (PT-MG), e Ana Paula Siqueira (Rede-MG). Também estiveram presentes lideranças da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), do Sinpro Minas (Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais), do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e do SaaeMG (Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar de Minas Gerais); a reitora da UFMG, Maria Helena, e a reitora da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), Lavínia Rodrigues.
ANPG
Luciana Santos marcou presença em uma mesa no 29º Congresso Nacional de Pós Graduandos, da ANPG (Associação Nacional de Pós Graduandos), no sábado (13). “O Brasil voltou, voltou pela reconstrução de políticas públicas”, afirmou a ministra ao receber as demandas da entidade. “Nosso compromisso com os pós-graduandos não se encerra com o reajuste das bolsas. Queremos que o Brasil seja acolhedor para pesquisadores”, agregou. “Vamos combater a fuga de cérebros. Precisamos garantir uma política de reajuste permanente das bolsas – e que o tempo dedicado seja contado para fins de Previdência. Vocês podem contar comigo: serei porta-voz permanente de apoio a essas reivindicações.”
Ato Unifica BH
Finalizando a agenda na capital mineira, Luciana participou, na tarde de sábado (13), do Ato Unifica BH, que selou a união das Federações Brasil da Esperança – Fe Brasil (PCdoB, PT e PV) e PSOL/Rede para a disputa à Prefeitura de Belo Horizonte. A chapa será encabeçada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG). Foi um momento de união e fortalecimento das forças progressistas.
Para Luciana, que também é a atual presidenta da Fe Brasil, “o esforço é somar no nosso campo em primeiro lugar, porque é onde tem há mais convergência de opinião e programa. E temos de ampliar, como foi a frente ampla que garantiu a vitória do presidente Lula”.