“Não me deixem partir”: o apelo de Erundina em defesa da democracia. Por Edward Magro

Luiza Erundina, após votar no 1º turno das eleições de 2026. Reprodução

“Não me deixem partir sem garantia de que a democracia está assegurada.”

Como ouvir esse pedido, feito por uma mulher de 91 anos que dedicou décadas à vida pública, sem sentir o peso da responsabilidade que ele nos transfere? Luiza Erundina não nos pede apenas que preservemos uma palavra inscrita nas leis e nas instituições. Pede que defendamos a democracia, que a ampliemos e que não permitamos que ela se torne privilégio de poucos, enquanto tantos brasileiros continuam privados dos direitos que deveriam ser assegurados a todos.

A trajetória de Erundina pertence à história de mulheres e homens que enfrentaram obstáculos, perseguições e preconceitos para conquistar o direito de participar das decisões do país. Nada lhes foi oferecido espontaneamente pelos donos do poder. Tudo foi alcançado com brava resistência e organização. Com muita luta, insistência e perseverança. E aquilo que uma geração conquista pode ser perdido pela seguinte quando os direitos deixam de ser reconhecidos como conquistas que precisam ser defendidas e passam a ser tratados como garantias definitivas.

Herdamos um país respirável, legado por aqueles que enfrentaram a ditadura que perseguiu, prendeu, torturou e matou. Resistiram e derrotaram o regime civil-militar que mergulhou o Brasil em 21 anos de trevas. Trevas profundas, densas, sufocantes. Anos em que o medo foi o instrumento do poder. Anos malditos, gestados pela aliança entre a farda e o terno, entre as armas e os interesses das elites que deram o golpe e o sustentaram.

A sociedade derrotou a ditadura, mas não extirpou as forças que a tornaram possível. Seus beneficiados e saudosistas da corrupção escondida, da pobreza da maioria, da fome, da privação das liberdades mais elementares, da censura e de tantas outras misérias humanas continuam entre nós, e a extrema direita voltou a se assanhar contra a democracia. A ditadura ensaia um revival, e o fascismo encontra, no útero achocolatado de Flávio Bolsonaro, sempre prenhe de rachadinhas, o ventre ideal para sua gestação.

É contra essa ameaça, mas também contra a permanência dos privilégios que historicamente sustentam a desigualdade brasileira, que precisamos nos mobilizar. Nossa força foi demonstrada hoje na Paulista. A presença popular mostrou que não estamos dispostos a entregar nosso futuro àqueles que pretendem restringir direitos, enfraquecer as instituições e destruir a nossa soberania. É na luta coletiva que encontramos nosso rumo; na organização popular, construímos nossa força; na coragem de não recuar, encontramos os meios para transformar indignação em ação. Somos todos um. Não há força que suplante a união popular!

Nossas vitórias foram e continuarão sendo construídas por muitos e muitas Erundinas.

Erundina foi a primeira mulher a governar a cidade de SP - 15/09/2024 - Poder - Folha
Luiza Erundina após a vitória na eleição municipal de SP em 1988. Imagem: reprodução

A história não foi feita por quem aceitou passivamente a ordem das coisas, mas por quem encontrou coragem para enfrentá-la!

Agora, cabe à nossa geração assumir a tarefa que Erundina nos transmite. A missão não é simples: os inimigos são muitos e poderosos. Exige enfrentar o neoliberalismo e sua expressão mais radical e desumana, o ultraliberalismo — aquele que consegue a proeza de convencer o trabalhador precarizado de que ele é um empreendedor. Temos de confrontar a Faria Lima e os interesses do capital financeiro, do agronegócio predatório, do obscurantismo neopentecostal e de suas ramificações políticas, além dos rentistas que vampirizam a riqueza construída pelos trabalhadores.

Temos de enfrentar também a extrema direita internacional, liderada pelo presidente Trump, que encontra na família Bolsonaro uma sucursal ainda mais trumpista que o próprio Trump. Essa devoção não é desinteressada. Em busca do abrigo da impunidade para os muitos crimes cometidos ela família, Flávio articula a entrega aos Estados Unidos da nossa soberania, do nosso sistema financeiro e das nossas riquezas naturais.

Não somos quintal dos Estados Unidos. Não nascemos para sê-lo, nem temos vocação para isso. Nunca seremos seu quintal.

É por isso que não podemos permitir que a história de quem lutou antes de nós se transforme em herança esquecida. Não podemos nos acostumar com a desigualdade, naturalizar os privilégios ou aceitar que o futuro seja decidido por aqueles que sempre usaram o poder para acumular e a repressão para não repartir. Tampouco podemos deixar para as próximas gerações a tarefa que cabe à nossa.

A história permanece aberta, e o rumo que ela tomará também depende de nós. Não podemos assistir passivamente à disputa pelo país que queremos construir. Precisamos nos organizar, defender direitos, enfrentar privilégios e fazer da democracia uma experiência concreta na vida de cada brasileiro. Essa é a responsabilidade que recebemos de quem veio antes de nós e que devemos transmitir às gerações que virão.

A missão está dada. A democracia precisa de nós!

Será grandioso se conseguirmos escrever, no momento atual, uma história de vitórias e conquistas. E que as gerações futuras possam reconhecer nela a nossa caligrafia

Artigo Anterior

“Naza”: Netanyahu mira militares que denunciam mortes de civis em documentário

Próximo Artigo

PEC da Segurança será votada na CCJ na quarta (14), diz Camilo Santana

Escrever um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!