Boato – Vazou um áudio do ministro Alexandre de Moraes falando sobre os evangélicos e a proibição de termos religiosos como “Senhor dos Senhores”.
Análise
Mensagens que circulam intensamente nas redes sociais e em aplicativos de conversa apontam para um suposto novo vazamento de áudio envolvendo o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A narrativa que acompanha a gravação sugere que o magistrado teria proferido falas polêmicas e de cunho religioso, direcionadas especificamente à comunidade evangélica no país.
O conteúdo viral se apresenta com um narrador expressando grande indignação e alertando sobre uma suposta revolução no Brasil, caso a “informação se confirme”. A mensagem é enfática ao sugerir que Moraes estaria tentando cercear termos religiosos como “Senhor dos Senhores” e “Rei dos Reis” do vocabulário evangélico, chamando essas expressões de “vocabulário golpista”. O áudio do boato, que seria de Moraes, é o seguinte:
Se isso aqui for verdade, o Brasil vai entrar em uma nova revolução. Foi vazado mais um áudio do Alexandre de Moraes. E antes de começar e soltar essa mega bomba, eu já vou deixar bem claro para vocês: eu não sou religioso, eu sou seguidor de Cristo, mas isso aqui, sério, não deveria mexer com esses caras, gente. Não, não deveria mexer com os evangélicos do país. Vocês não sabem o que vocês estão fazendo, vocês não sabem o que vocês estão mexendo. O vídeo que você vai ver a seguir é de anojo, é de angústia, é de tristeza, é de, de dar decepção e desesperança. Mas eu tenho certeza, o Senhor dos Exércitos, aquele que foi aclamado na vigília na frente da casa do Bolsonaro, foi o ápice para o Alexandre de Moraes falar que não pode mais ser chamado de Rei dos Reis, não pode ter mais o termo de Senhor dos Senhores e também do Único que é Digno. Não pode mais falar essas palavras. Eles se acham agora deuses, gente. Realmente eles se acham deuses naquelas cadeiras. Compartilha para o Brasil inteiro ver esse vídeo.
Alexandre de Moraes: Temos que acabar com o vocabulário golpista dos evangélicos. Proibir falas de Senhor dos Senhores, Senhor dos Exércitos, Único Deus, Único que é Digno, e outras tantas que ofenda essa Corte Suprema. Nós é que somos supremos. A justiça é feita aqui, neste Tribunal. Não vamos admitir que haja uma outra justiça além da nossa.
Sim, Senhores Ministros, a soberba precede a queda. Quem é aí no Brasil, quem nunca assistiu “Vida de Inseto”? Que, que um povo de formigas que foi encurralado por alguns gafanhotos, e que a união de todas as formigas acabaram derrubando os gafanhotos? Vocês não compreendem que vocês vão viver até no máximo 100 anos e vão sair desses cargos? Não temem isso? Realmente vocês não têm consciência dessas coisas? Não mexa com o povo de bem desse país, porque eu tenho certeza, vocês não aguentam 1% dessa população. Não, não vai existir exército, não vai existir aeronáutica, não vai existir polícia que segure essa população se se revoltar contra vocês. Se você se indignou com esse áudio, assim como eu, do Alexandre de Moraes, compartilha esse áudio.
Checagem
Apsar da viralização, a análise demonstra que a história não tem fundamento na realidade. Para verificar a autenticidade e o contexto da informação, procuramos responder o seguinte: 1) Alexandre de Moraes disse, em áudio, sobre acabar com “vocabulário golpista” dos evangélicos? 2) Como foi feito o conteúdo que aponta que Alexandre de Moraes disse, em áudio, sobre acabar com “vocabulário golpista” dos evangélicos? 3) Há fake News similares sobre o ministro do STF?
Alexandre de Moraes disse, em áudio, sobre acabar com “vocabulário golpista” dos evangélicos?
Não. Não há nenhum registro oficial, reportagem jornalística confiável ou qualquer menção por fontes críveis de que o ministro Alexandre de Moraes tenha feito qualquer declaração, seja em áudio vazado ou publicamente, com o objetivo de proibir ou criticar o uso de expressões religiosas pela comunidade evangélica. Se uma declaração dessa magnitude tivesse sido feita por uma autoridade do Supremo Tribunal Federal, o tema teria ampla cobertura e debate nos principais veículos de comunicação do país, o que não ocorreu.
Como foi feito o conteúdo que aponta que Alexandre de Moraes disse, em áudio, sobre acabar com “vocabulário golpista” dos evangélicos?
O conteúdo que viralizou é uma criação. A voz atribuída a Alexandre de Moraes, no trecho que supostamente teria vazado, demonstra ter sido produzida com o uso de Inteligência Artificial (IA), buscando simular o tom de voz do ministro para dar credibilidade à fake news.
O vídeo completo, que circula em canais de redes sociais, tem como base a fala de um influenciador digital, que introduz a suposta “bomba” e, na sequência, critica a fala, que seria de Moraes. É uma técnica comum de desinformação: criar um áudio falso e usá-lo como “prova” dentro de um discurso de crítica.
Há fake News similares sobre o ministro do STF?
Sim. O ministro Alexandre de Moraes é frequentemente alvo de desinformação, com diversas fake news circulando que tentam macular sua imagem e criar narrativas de conflito. O Boatos.org, por exemplo, já desmentiu histórias que sugeriam que o ministro teria ameaçado políticos, que teria sido grampeado pelos EUA ou mesmo que teria chorado ao vivo, passando a apoiar a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Conclusão
O suposto áudio do ministro Alexandre de Moraes, no qual ele teria falado em acabar com o “vocabulário golpista” dos evangélicos, é totalmente falso. A gravação, que carece de qualquer comprovação, é uma montagem, provavelmente criada por Inteligência Artificial, utilizada por um influenciador para endossar um discurso de crítica e desinformação contra o ministro. A história se encaixa em um padrão recorrente de fake news que circulam na internet, buscando manipular a opinião pública com base em conteúdos forjados e sensacionalistas.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)