Governo Lula beneficiará mais de 15 milhões de famílias com botijão de gás gratuito

No Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira (4/9), o Presidente Lula lançou o programa Gás do Povo. A iniciativa vai oferecer gratuitamente o botijão de gás de cozinha para 15,5 milhões de famílias. O deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara, parabenizou a resolução que busca combater a pobreza energética, triplicando o número de beneficiários do Auxílio Gás. “O Governo Lula dá mais um passo para cuidar de quem mais precisa!”, pontuou o líder.

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) salientou que essa é mais uma “ação do Governo Lula para combater à fome, que também garante o acesso à energia limpa para cozimento dos alimentos e desafoga o orçamento familiar. Em Minas, o preço médio do gás de cozinha varia em torno dos R$ 104”.

Gás de cozinha gratuito

A deputada mineira Ana Pimentel (PT-MG) esteve com o Presidente Lula para o anúncio de lançamento do Programa Gás do Povo. A parlamentar definiu como “importantíssima” a iniciativa. “Esse é o Presidente que está do lado do povo brasileiro”.

Já a também mineira Dandara (PT) foi didática ao explicar, em seu perfil na rede social X, sobre essa nova política pública do Governo Federal. “Agora as famílias inscritas no CadÚnico poderão retirar o gás diretamente nos postos de distribuição e deixarão de cozinhar com lenha e álcool, garantindo segurança dentro de casa. Mais de 1,2 mil famílias mineiras beneficiadas”.

A parlamentar explica que a distribuição vai funcionar da seguinte maneira: Até 3 botijões/ano para famílias de 2 membros; Até 4 botijões/ano para famílias de 3 membros; Até 6 botijões/ano para famílias de 6 ou mais membros.

Os beneficiários poderão retirar o botijão em 58 mil locais de distribuição em todo país. E para retirar é preciso baixar o aplicativo da caixa (pronto até 30/Out), retirada do vale gás nas loterias da Caixa, cartão do Bolsa Família e cartão próprio do Programa Gás do Povo.

Veja outros parlamentares que também comemoraram a notícia:

Reginaldo Lopes (PT-MG) – Antes, o benefício era pago em dinheiro e muitas vezes não cobria o valor real do botijão em cada região. Agora, com o Programa Gás do Povo, a entrega será direta: botijão gratuito garantido para quem mais precisa. Para receber, basta estar inscrito no CadÚnico e ter renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759). É segurança dentro de casa, comida no prato e dignidade para mais de 15,5 milhões de famílias em todo o Brasil.

Rogério Correia (PT-MG) – Lula esteve no Aglomerado da Serra em 2007, quando visitou a Vila Cafezal e o projeto Vila Viva. Hoje, voltou para lançar o Gás do povo – que vai atender 15,5 milhões de famílias e ampliar o acesso ao gás de cozinha para cerca de 50 milhões de brasileiros.

Paulo Pimenta (PT-RS) – Presidente Lula participa da cerimônia de anúncio do Programa “Gás do Povo” em Belo Horizonte (BH).

Carlos Zarattini (PT-SP) – Gás do povo: conquista do Lula e do Zarattini! Em 2021, eu criei o Auxílio Gás. Agora, o presidente Lula está ampliando o programa e garantindo gás gratuito para mais de 15 milhões de famílias brasileiras.

Denise Pessôa (PT-RS) – O ‘Gás do Povo’ lançado pelo nosso Presidente Lula em Belo Horizonte vai combater a pobreza energética, proteger a saúde e aliviar o orçamento de 15,5 milhões de famílias, beneficiando cerca de 50 milhões de pessoas. Cada família retirará o botijão diretamente nas revendedoras credenciadas!

Natália Bonavides (PT-RN) – Olha o gás! Chegou o Gás do Povo! Presidente Lula anunciou que famílias de baixa renda vão poder pegar o botijão diretamente nas revendedoras credenciadas. Menos fome, mais comida na mesa! Gás mais barato pra quem mais precisa e gratuito pra mais de 15 milhões de famílias!

 

Leia mais: Lula lança Gás do Povo e garante gratuidade a 17 milhões de famílias

 

Elisa Alexandre

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/09/2025