O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) passou mal e precisou ser internado nesta quarta-feira 27, quando participava de um evento em Maricá (RJ). Ele vai passar por cirurgia para colocação de marcapasso em um hospital de Niterói, também no estado do Rio.

O parlamentar, que tem 84 anos, sentiu mal-estar durante atividades do Congresso Mundial de Renda Básica (Bien, na sigla em inglês). Ele foi levado ao Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, e de lá transferido para o hospital privado Niterói D’Or.

Em boletim médico, a equipe do Niterói D’Or confirmou que foi identificada uma arritmia cardíaca. Apesar disso, Suplicy estava “lúcido, orientado, estável e se alimentando normalmente”. A cirurgia para colocação do marcapasso acontecerá ainda nesta quarta.

Um dos maiores entusiastas da renda básica no Brasil, Suplicy fez questão de seguir participando do congresso sobre o tema mesmo no hospital. Ele participou da sessão de abertura por chamada de vídeo – em um primeiro momento, ainda na cama do hospital; depois, sentado em uma cadeira –, e foi aplaudido pelos participantes das discussões.

Internado, Suplicy participa da abertura de evento por chamada de vídeo – Imagem: Reprodução

O evento acontece até a próxima sexta-feira 29, com atividades em Niterói e Maricá. Políticos e ativistas de diferentes países apresentarão modelos e soluções nas duas cidades fluminenses para implantação da renda básica .

Um dos fundadores do PT, Suplicy foi vereador da capital paulista, deputado federal, senador por três mandatos e secretário de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo. Em novembro do ano passado, anunciou que estava em remissão de um câncer linfático.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 27/08/2025