
Repercutiu neste sábado (16) um vídeo em que o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, fez ataques contra lideranças do PT durante um encontro com apoiadores.
Em sua fala, Ciro citou diretamente o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do Governo Lula na Câmara, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a prefeita de Crateús, Janaína Farias, que já foi suplente de Camilo no Senado.
O episódio ocorreu durante a festa de aniversário do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. No registro feito por pessoas presentes, Ciro se referiu a Guimarães como “o senhor da cueca” e direcionou críticas pesadas a Camilo Santana.
Segundo ele, “as delegacias de educação, antigamente chamadas, estão loteadas pelo senhor da cueca, que também quer ser senador pelo Ceará”.
Na sequência, Ciro atacou o ministro da Educação ao citar Janaína Farias: “Também pudera! A pessoa que recrutava moças pobres de boa aparência para fazer o serviço sexual sujo do seu Camilo Santana, virou senadora no Ceará. Agora é prefeita no município do Ceará. Esse é o desafio para o qual os meus queridos amigos estão me chamando para encarar. É para eu encarar. Eu vou encarar”, declarou, sendo aplaudido pelos apoiadores.
Janaína Farias reagiu em nota divulgada nas redes sociais, classificando o episódio como ofensivo e lembrando que o ex-governador já foi condenado por declarações semelhantes. “Um misógino que, cada vez mais, diante de seu fracasso político, busca atingir a honra das pessoas, de forma irresponsável e inconsequente”, escreveu a prefeita.
💣💣💣CIRO GOMES ATACA GUIMARÃES, PREFEITA JANAÍNA FARIAS E ADMITE SER CANDIDATO A GOVERNADOR.
Prefeita Janaína reage a Ciro:
— Mais uma vez sou atacada covardemente pelo sr Ciro Gomes, figura conhecida por agredir moralmente as pessoas e, principalmente, as mulheres. pic.twitter.com/5kWEkUiINH— Donizete Arruda (@donizetearruda7) August 16, 2025