
por Felipe Borges
Pragmatismo Político
A filha do influenciador digital Renato Tsukasa, conhecido nas redes como Fanho RP, morreu aos 3 anos após se afogar na piscina de casa. O caso, que ocorreu na última quinta-feira (31), comoveu seguidores e gerou intensa repercussão nas redes sociais. A menina, chamada Giulia, teria pulado a grade de proteção da piscina enquanto o pai transmitia uma live de gameplay ao vivo. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu.
Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia Seccional de Mogi Guaçu (SP), o pai da criança relatou que Giulia estava sob os cuidados da avó na parte térrea da residência, enquanto ele e a esposa estavam no andar superior, trabalhando. A avó teria deixado a menina por alguns instantes para preparar uma mamadeira. Ao retornar e não encontrar a neta, subiu para perguntar aos pais se sabiam onde ela estava. Pouco depois, ao procurar pela casa, encontrou a criança boiando na piscina.
Fanho RP desceu imediatamente, retirou a filha da água e iniciou manobras de reanimação, com massagem cardíaca e respiração boca a boca. Enquanto isso, a mãe da menina acionava o Corpo de Bombeiros. Com a ajuda de um vizinho, o influenciador levou a filha até a Santa Casa de Mogi Guaçu, onde a equipe médica confirmou a morte da criança após tentativas de reverter o quadro de parada cardíaca. A ocorrência foi registrada como morte suspeita/morte acidental.
No momento do acidente, Fanho estava em transmissão ao vivo. Após ouvir o grito desesperado da sogra, ele deixou a câmera ligada e se ausentou. Ao retornar, visivelmente abalado, comunicou aos seguidores que a filha havia falecido. Mais tarde, publicou nos stories um texto emocionado explicando o que havia acontecido: “Minha filhinha Giulia faleceu hoje. Infelizmente, ela pulou a grade que cerca a piscina enquanto eu trabalhava. Minha sogra não viu o momento que ela pulou, mas quando viu ela na piscina gritou e eu corri lá… Quando eu cheguei na piscina, ela já estava desmaiada. Tentei reanimar, mas não consegui. Levamos ao hospital, mas não conseguiram tirar ela da parada cardíaca devido ao afogamento”.
Em vídeos anteriores ao ocorrido, o influenciador já havia mostrado que a piscina da casa estava cercada com grade de proteção infantil. No hospital, ainda antes da confirmação oficial da morte, ele chegou a gravar um vídeo chorando enquanto aguardava notícias da filha.
Juliana Ramos, mãe de Giulia e também criadora de conteúdo no universo gamer, publicou textos de despedida nas redes sociais. “Esse sorriso vou carregar para sempre. Mãe te ama tanto, filha. Você era o meu mundo todinho e essa culpa vou carregar para sempre comigo. Perdão por falhar com você”, escreveu. Em outro trecho, desabafou: “Mamãe abriu os olhos esperando que tudo fosse um pesadelo e você tivesse aqui na cama com a gente, como sempre, mas tudo que encontrei foi sua bonequinha ali do lado, me esperando”.
O casal tem outros dois filhos. Em uma das postagens mais recentes, Fanho divulgou o último vídeo gravado com a filha, em que ela aparece sorrindo e brincando. “Essa imagem que vai ficar comigo. Dela sorrindo, correndo por aí e gritando ‘yaa yaa’ pra dizer ‘tchau tchau’”, escreveu.
ele estava em live quando perdeu a filha… que tristeza, meu Deus pic.twitter.com/pe6CfIsBmO
— diogo witter ★ (@diogowi) August 4, 2025