Veja como o yoga pode auxiliar na saúde do homem

Comemorado em 15 de julho, o Dia do Homem é uma oportunidade para ampliar a conversa sobre bem-estar e qualidade de vida masculina. O autocuidado, muitas vezes deixado em segundo plano, pode começar com práticas simples e eficazes — como o yoga, que atua diretamente na prevenção de doenças e na funcionalidade do corpo.

De acordo com o professor de yoga e naturopata Ravi Kaiut, especialista no método Kaiut Yoga, voltado à mobilidade e funcionalidade do corpo, a prática é especialmente útil para questões que afetam diretamente a saúde masculina. “O yoga atua de forma muito eficiente em dores crônicas, tensões musculares, ansiedade e até no desempenho físico e sexual, temas muito presentes no universo masculino, mas ainda cercados de tabus”, explica.

Benefícios do yoga para a saúde

Diferentemente do que muitos ainda pensam, o yoga não é uma prática exclusivamente voltada ao público feminino ou à meditação, é uma prática voltada à saúde global. “Trabalhar com o próprio corpo, entender limites, desbloquear articulações e melhorar a respiração são ações que impactam diretamente na vitalidade e na disposição diária”, afirma Ravi Kaiut.

A prática contribui para a prevenção de doenças. “O yoga ajuda também a reduzir o estresse e a melhorar a qualidade do sono, dois fatores com influência direta na saúde cardiovascular e na prevenção de doenças metabólicas, como hipertensão e diabetes, que têm alta incidência entre os homens”, reforça o profissional.

Homem de cabelos grisalhos praticando yoga em casa enquanto realiza a postura da cobra sobre um tapete azul
O yoga busca reorganizar o corpo para que ele volte a funcionar de forma eficiente (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

Prática favorece a saúde masculina

O Kaiut Yoga é uma metodologia que se destaca por adaptar posturas ao corpo real da pessoa, com foco na longevidade articular e funcionalidade. “Muitos homens chegam com dores nos joelhos, rigidez nas costas ou desgaste nas articulações. A proposta é reorganizar o corpo para que ele volte a funcionar de forma eficiente, sem exigir performance atlética”, afirma o professor.

Além disso, há benefícios preventivos. Por exemplo, o yoga melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema imunológico e favorece o autoconhecimento, o que ajuda os homens a perceberem sinais precoces de desequilíbrio físico e emocional.

Quebrando o preconceito

Apesar dos inúmeros benefícios, o yoga ainda enfrenta alguma resistência entre os homens, muitas vezes por desinformação. “É importante desmistificar a ideia de que o yoga é só alongamento ou algo distante da realidade masculina. A prática é uma aliada poderosa na saúde, produtividade e bem-estar do homem moderno. Cuidar de si não é fragilidade, é sabedoria”, conclui Ravi Kaiut.

Por Tayanne Silva

Artigo Anterior

Governo brasileiro condena ataque contra civis em fila para água em Gaza

Próximo Artigo

Bolsonaro deve cumprir prisão domiciliar caso seja condenado pelo STF; entenda

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!