Direto de Douradina, no interior do Mato Grosso do Sul, o guarani-caiouá Roberto participou, pela primeira vez, da tradicional Universidade de Férias do Partido da Causa Operária (PCO), que chegou à sua 53ª edição. Liderança política, Roberto destacou a importância da atividade para a formação política de base e a troca de experiências entre trabalhadores de todo o Brasil.

“Eu achei muito importante, porque é a primeira vez que a gente está participando dos cursos. Teve vários debates, até com participação de estrangeiros. É muito importante para ver a respeito da tolerância, enfim. Foi muito bom”, afirmou.

A Universidade de Férias deste ano contou com uma programação intensa, com aulas diárias de formação marxista, discussões sobre a situação política internacional, além de atividades culturais e debates políticos com militantes de várias partes do País. Um dos momentos que mais marcou o companheiro Roberto foi a uma palestra no Sindicato dos Metalúrgicos sobre a Palestina.

“Eu achei muito legal, porque [o rabino] falou de algo que aconteceu anos atrás, né? Está levando nova informação pra gente”, relatou, referindo-se à importância da solidariedade entre os povos oprimidos do mundo com os palestinos e contra “Israel”.

parte da liderança da comunidade, Roberto já pensa em como levar os ensinamentos do curso para a sua base. “Tenho que levar algo muito importante daqui, mostrar e falar algo a respeito daquilo que eu tô aprendendo. Levar, falar pro jovem e os demais”, disse.

A presença de Roberto na Universidade de Férias é uma prova de que a luta contra o imperialismo, o latifúndio e a opressão nacional exige a unificação dos setores explorados sob uma perspectiva verdadeiramente revolucionária.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/07/2025