Vladimir Putin, presidente da Rússia. Foto: Reprodução

Durante a 17ª cúpula do BRICS, realizada neste domingo (6) no Rio de Janeiro, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que a globalização liberal chegou ao fim e que o mundo vive uma “transição para uma ordem multipolar mais justa”. Participando por videoconferência, Putin declarou que o sistema unipolar, que beneficiava as nações ricas do Ocidente, está sendo substituído por um modelo centrado nos países do Sul Global.

“Todos nós vemos que estão ocorrendo mudanças radicais no mundo. O sistema unipolar de relações internacionais, que servia aos interesses do chamado ‘bilhão dourado’, está ficando no passado”, disse o presidente russo. Para ele, o novo cenário global favorece o crescimento das economias emergentes, como os próprios países que compõem o BRICS.

Putin ressaltou ainda que a reorganização da ordem econômica mundial está em curso e que os mercados em desenvolvimento têm se tornado protagonistas do crescimento global.

Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se esgotando: “O centro da atividade econômica está se deslocando para os mercados em desenvolvimento”, afirmou.

A fala de Putin reforça a estratégia do bloco — que agora conta com novos integrantes como Irã e Etiópia — de se consolidar como alternativa à hegemonia ocidental. O discurso também ecoa críticas recentes ao papel das potências tradicionais e sugere um realinhamento geopolítico mais favorável aos interesses do chamado Sul Global.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 06/07/2025