O senador e presidente nacional do PT, Humberto Costa (PE), votou, na manhã deste domingo (6), em Recife (PE), no Processo de Eleição Direta (PED) 2025 do PT. Ele estava acompanhado por lideranças locais do partido, como o deputado federal Carlos Veras — candidato à presidência estadual da legenda —, os deputados estaduais João Paulo e Rosa Amorim, além da vereadora do Recife, Kari Santos.
Na ocasião, o senador destacou a importância da mobilização partidária para a escolha dos dirigentes da legenda. “O PT nasceu com o compromisso de defender a democracia e a participação popular. Hoje é dia de eleição direta, um momento fundamental que mobiliza nossa militância e fortalece a organização do partido. Não é por acaso que o PT é o maior partido da América Latina. Essa mobilização é o primeiro passo na preparação do nosso time para a disputa eleitoral do ano que vem”, afirmou o senador.
Leia mais – PED 2025: PT convoca filiados e filiadas para a votação no domingo (6)
Após a votação, o petista seguiu para Brasília, onde acompanhará, como presidente nacional da sigla, o resultado do processo eleitoral. Em todo o Brasil, 2.959.823 filiados e filiadas estão aptos a votar no primeiro turno das eleições internas, conforme dados atualizados do Sistema de Filiação (Sisfil) do partido. Nos locais onde houver necessidade de um segundo turno, o processo será realizado no dia 20 de julho.