Pressionando STF e governo, PL diz que anistia a golpistas será votada ainda em julho

Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara. Foto: Reprodução

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), voltou a defender nos bastidores a votação da anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. A movimentação, que ganhou força nesta semana, prevê que o projeto seja levado ao plenário na última semana antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 18 de julho. Com informações de Bela Megale, em O Globo.

Segundo Cavalcante, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se comprometeu a pautar o texto ainda neste semestre. O projeto de anistia vem sendo tratado com discrição por aliados da oposição e foi elogiado por Jair Bolsonaro, embora o ex-presidente não esteja formalmente contemplado na proposta.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por sua vez, afirmou que a intenção é realizar uma “votação relâmpago” e coordenada entre Câmara e Senado.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) falando, sério, olhando para o lado, de terno e gravata
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) – Reprodução/X

A tentativa de acelerar a tramitação escancara a estratégia do PL de tensionar ainda mais a relação entre o Legislativo e o Executivo, em um momento em que o governo Lula busca retomar a agenda econômica e institucional após a crise do IOF.

Para setores do governo, a manobra representa não apenas um aceno ao bolsonarismo mais radical, mas também um desafio direto ao Supremo Tribunal Federal (STF), que tem atuado firmemente nos desdobramentos jurídicos do 8 de janeiro.

A costura silenciosa da anistia, liderada por Sóstenes e bancada por Motta, revela a disposição da cúpula do PL de transformar o Congresso em um escudo político para os aliados de Bolsonaro, mesmo às custas do agravamento institucional. O movimento é lido no Planalto como uma provocação calculada, com potencial de ampliar o desgaste institucional e provocar uma nova crise entre os Poderes.

Artigo Anterior

Golpe usa falso anúncio da Xiaomi sobre Poco X7 Pro grátis para enganar usuários

Próximo Artigo

Corrente falsa sobre “grupo de aidéticos medindo glicose para transmitir aids” volta a circular em 2025

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!