A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos garantiu a Donald Trump sua principal vitória política até o momento: a aprovação de seu megaprojeto de lei de política interna, considerado uma prioridade legislativa.

A votação foi encerrada por 218 votos a favor a 214 votos contrários, no que foi interpretado pelo site Politico como “uma grande vitória para os republicanos do Congresso, que se comprometeram a enviar o projeto de lei à mesa de Trump antes de 04 de julho”.

A votação que decidiu pela aprovação do projeto de lei de 887 páginas se deu quase que integralmente conforme as linhas partidárias, com exceção de dois deputados republicanos opositores ao projeto.

Além do pacote tributário, que ultrapassou o patamar de US$ 4 trilhões, a proposta também incluia aumento dos gastos com defesa, com a fiscalização imigratórias e uma série de mudanças em programas de segurança social como forma de compensar os custos.

Embora os cortes tributários tenham unido os republicanos em torno do projeto, não se sabe ao certo qual o acordo feito pelos defensores do projeto aos moderados – e essa preocupação aumentou quando o pacote voltou do Senado para a Câmara.

Os senadores não apenas realizaram cortes mais acentuados no Medicaid e acelerando a reversão dos créditos tributários para energia eólica e solar, como adicionaram centenas de bilhões de dólares ao déficit calculado pelo projeto inicialmente aprovado pelos deputados.

Leia Também

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/07/2025