Deputados no Plenário da Câmara. Foto: Reprodução

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (2) pela Genial/Quaest revela que 70% dos deputados federais são contrários ao fim da escala 6×1. A pauta, atualmente em discussão no Congresso Nacional, é uma das mais rejeitadas entre os parlamentares.

A proposta foi apresentada em fevereiro pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e prevê a redução da jornada máxima para 36 horas semanais, distribuídas em quatro dias de trabalho, eliminando o atual modelo de seis dias trabalhados e um de descanso.

Segundo o levantamento, a rejeição à proposta é maior entre os deputados da oposição, com 92% contrários. Entre os parlamentares independentes, 74% rejeitam o projeto, enquanto, entre os governistas, esse número é de 55%.

No grupo dos que apoiam a proposta, 44% dos governistas são favoráveis ao fim da escala 6×1, contra 23% dos independentes e apenas 6% dos oposicionistas.

Além da escala 6×1, outras pautas também foram analisadas. As que tiveram maior apoio foram: “elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR)”, com 88% de aprovação; “exploração do petróleo da Amazônia”, com 83%; e “aumento das penas para roubos”, com 76%.

Já entre os temas mais rejeitados, destacam-se: “exclusão das verbas do Judiciário do limite de gastos” (70%), “fim da escala 6×1” (70%) e o “PL que acaba com os supersalários” (53%). Este último, proposto pelo governo Lula, visa limitar os vencimentos de servidores públicos ao teto de R$ 46.366, mas a medida enfrenta resistência de 53% dos deputados, enquanto 32% são a favor e 15% não responderam.

O levantamento também indica que a Câmara dos Deputados é majoritariamente de direita: 45% dos parlamentares se classificam assim. Os que se identificam como de centro somam 25%, enquanto 21% se dizem de esquerda. Outros 1% afirmaram não se enquadrar em nenhuma das categorias, e 8% não responderam.

A pesquisa foi realizada com 203 deputados, entre 7 de maio e 30 de junho, representando 40% da composição da Câmara. A amostragem respeitou a distribuição regional e ideológica dos partidos, conforme o projeto Brazilian Legislative Surveys.

Confira:

Imagem
Pesquisa Genial/Quaest. Foto: Reprodução

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/07/2025