Lula no evento do Plano Safra. Foto: Divulgação

Na cerimônia de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, no Palácio do Planalto, o presidente Lula aproveitou o momento para provocar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao abordar a reaproximação do Brasil com a comunidade internacional e o avanço no setor de turismo, Lula retomou o episódio em que Bolsonaro fez um comentário ofensivo sobre a primeira-dama da França, Brigitte Macron, esposa do presidente Emmanuel Macron.

“Você tinha um presidente da República que nunca recebeu outro presidente, que disse que a mulher do presidente era velha”, declarou Lula. A fala remete a um episódio de agosto de 2019, quando Bolsonaro zombou da aparência da primeira-dama francesa.

Na sequência, Lula enalteceu a imagem positiva do Brasil no exterior, destacando a perspectiva de receber mais de 10 milhões de turistas estrangeiros ainda em 2025. “Agora quem quiser vir aqui tem um presidente para receber de braços abertos. E dizer: o melhor do Brasil é o povo brasileiro”, afirmou, ressaltando a importância da diplomacia acolhedora.

O discurso também reforçou os avanços sociais e a valorização da agricultura familiar. Com recursos recordes, totalizando R$ 89 bilhões para apoiar pequenos produtores, Lula detalhou medidas como linhas de crédito com juros baixos, incentivos à agroecologia e apoio à compra pública de alimentos.

Por fim, o presidente destacou a relevância das políticas públicas para a população rural e a justiça fiscal, reiterando que o objetivo é “produzir para o país”, independente de preferências políticas.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/06/2025