Trump diz que guerra entre Irã e Israel pode começar de novo “em breve”

Presidente dos EUA, Donald Trump, gesticula durante coletiva de imprensa na cúpula da Otan em Haia, nesta quarta (25). Foto: Piroschka Van De Wouw/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a guerra entre Israel e Irã pode começar novamente após o cessar-fogo. O republicado discursou nesta quarta (25) na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em Haia.

“Eu lidei com ambos e estão ambos cansados, exaustos… e pode começar de novo? Acho que algum dia, pode. Pode, talvez, começar em breve”, disse Trump a repórteres. Ele ainda afirmou que os ataques contra instalações nucleares do Irã no último fim de semana resultaram em “grande destruição”.

O republicano afirmou que as usinas de Natanz, Fordow e Isfahan, que fazem parte do programa nuclear iraniano, foram “completamente destruídas” e que essa ofensiva marcou o fim de uma “guerra de 12 dias”.

Trump destacou que os ataques “atrasaram as atividades nucleares do Irã em muitos anos”, e que, após os ataques às instalações nucleares, “a guerra acabou realmente”. Sua declaração sugere que, embora o cessar-fogo tenha sido alcançado, o cenário de tensões possa não estar completamente resolvido.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o líder supremo do Irã, Ali Khamenei. Foto: Reprodução

Em relação ao futuro do programa nuclear iraniano, Trump afirmou que o Irã deveria abandonar, “ao menos por enquanto”, o desenvolvimento de suas usinas nucleares. Ele ameaçou retomar a ofensiva contra o Teerã caso o país mantenha o plano: “Estaremos aqui”.

Trump também garantiu que, caso ele não esteja mais no cargo, outro presidente dos Estados Unidos manterá a postura sobre o programa nuclear iraniano.

Ele ainda disse que representantes do governo americano se reunirão com o presidente iraniano para discutir o tema na próxima semana, mas que “não acha que um acordo seja necessário, porque eles não têm mais energia nuclear”.

Artigo Anterior

EUA vão monitorar redes sociais de quem pedir visto de estudante, diz embaixada

Próximo Artigo

Dicas de estratégia de apostas da 888Win para jogadores brasileiros

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!