Ataque de ‘Israel’ à emissora iraniana: ‘crime contra a verdade’

Na última terça-feira (24), participantes do Festival Internacional de Comunicação Sobh condenaram o ataque da ditadura sionista contra a sede da emissora estatal iraniana IRIB, ocorrido em 16 de junho. Em comunicado, jornalistas, ativistas e cineastas denunciaram o atentado como terrorismo deliberado e violação da soberania do Irã.

Organizado pelo serviço internacional da IRIB, o festival é um evento anual de prestígio. O ataque ao icônico Edifício de Vidro da emissora matou e feriu jornalistas e funcionários, sendo descrito como tentativa de silenciar a “voz dos sem-voz”.

O comunicado destacou o papel da IRIB na cobertura da guerra em Gaza, iniciada por “Israel” em outubro de 2023. A emissora divulgou relatos sem censura sobre crimes de guerra, expondo a destruição de hospitais, abrigos e áreas residenciais.

O ataque ao edifício foi classificado como vingança e esforço para calar a verdade. “A destruição do Edifício de Vidro por ‘Israel’ foi um ato de revanche, mas também uma tentativa de calar a verdade e transparente, que, no entanto, encontrará seu caminho, como água pura”, afirmou a declaração do evento.

Os signatários ligaram o ataque à política do enclave imperialista de atingir jornalistas, citando o assassinato da palestina Shireen Abu Akleh e a morte de cerca de 300 profissionais de imprensa em Gaza desde 2023. Eles acusaram “Israel” de violar a Convenção de Genebra e resoluções da ONU, que proíbem ataques a jornalistas em conflitos.

A ofensiva contra o Irã, iniciada em 13 de junho, causou mais de 400 mortes, incluindo mulheres e crianças. Para homenagear os jornalistas mortos e defender a mídia livre, o grupo propôs que 16 de junho seja declarado o “Dia Internacional da Imprensa Oprimida”.

Artigo Anterior

Estadão queria que Netaniahu fosse presidente do Brasil

Próximo Artigo

Jornalista expõe censura sionista sobre ataques iranianos

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!