Momento em que adolescentes são abordados por PMs. Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro está investigando uma abordagem de policiais militares a três adolescentes negros, filhos de embaixadores, que estavam de turismo na capital fluminense. O episódio ocorreu na quarta-feira (3) no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio.

Câmeras de segurança registraram o momento da abordagem. Os três estrangeiros – do Canadá, Gabão e Burkina Faso – estavam na calçada de um prédio com dois amigos brancos quando uma viatura parou. Em seguida, os policiais saíram do veículo com armas apontadas para os jovens, que foram revistados.

“Após a veiculação de notícias sobre o ocorrido, a Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo) iniciou a investigação. Agentes buscam identificar os jovens, que serão ouvidos”, informou a Polícia Civil.

Segundo a Polícia Militar, os PMs envolvidos na ação portavam câmeras corporais e as imagens serão analisadas para “constatar se houve algum excesso”.

“Reforçamos que a Ouvidoria está à disposição dos cidadãos que se sentirem ofendidos para a formalização de denúncias através do telefone (21) 2334-6045 ou e-mail [email protected]. A Corregedoria Geral da SEPM também pode ser contactada através do telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo site https://www.cintpm.rj.gov.br/. O anonimato é garantido”, disse a corporação.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que recebeu na manhã desta sexta-feira (5) os Embaixadores do Gabão e de Burkina Faso em Brasília para discutir o caso.

“Na reunião, foi entregue em mãos aos Embaixadores estrangeiros uma nota verbal com um pedido formal de desculpas pelo lado brasileiro e o anúncio de que o Ministério de Relações Exteriores acionará o governo do Estado do Rio de Janeiro, solicitando apuração rigorosa e responsabilização adequada dos policiais envolvidos na abordagem. Nota de teor idêntico será entregue em mãos, ainda hoje, ao Embaixador do Canadá”, afirmou o Itamaraty.

Relembre o fato:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 05/07/2024